Um folheto polêmico viralizou nas redes sociais ao sugerir que o saque do FGTS poderia ser utilizado para comprar ovos de Páscoa, sem informar que se tratava de uma linha de crédito sujeita a juros.
O registro do folheto foi compartilhado por um cliente nas redes sociais, gerando mais de 1,6 milhão de visualizações em menos de 24 horas e provocando debates sobre o saque do FGTS para gastos cotidianos.
O recurso de saque do FGTS, referindo-se à modalidade de aniversário, permite ao trabalhador resgatar parte do fundo anualmente. Além disso, os valores também podem ser antecipados por meio de uma linha de crédito.
A empresa Americanas, que oferece essa modalidade, não divulgou as taxas cobradas pela antecipação do saque do FGTS para aniversariantes até o momento. Em nota, destacou a ampla utilização deste produto financeiro por diversos setores econômicos. Veja na íntegra:
“A Americanas informa que o produto financeiro citado (FGTS) é utilizado de forma ampla por vários setores da economia, inclusive pelo varejo e, com a criação do saque aniversário, passou a poder ser usado para compras em várias categorias de sua rede de lojas. A companhia lembra que a utilização do serviço financeiro é apenas mais uma opção de pagamento para o consumidor.”
Abaixo você terá a oportunidade de entender melhor sobre o funcionamento desta modalidade. Neste link, eu te explico como solicitar o saque do FGTS para aniversariantes, além de apresentar o calendário completo de resgates para 2024.
Entenda o saque do FGTS
A modalidade de saque do FGTS para aniversariantes foi criada em 2019 e permite que o trabalhador possa sacar parte do seu saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço uma vez por ano, no mês do seu aniversário.
Mas, se for demitido, perde o direito de resgatar o valor total da conta do FGTS. Poderá sacar apenas o valor da multa rescisória de 40%. Abaixo você confere todas as regras, condições e calendário de saque.
No momento, o saque-aniversário do FGTS é liberado aos trabalhadores que fazem aniversário em março. O prazo final para este grupo aderir a esta modalidade e ter direito ao resgate. Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que optou pelo saque-aniversário continua tendo direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.