MAIS limite! Consignado do INSS facilitou a solicitação de crédito para IDOSOS

Desde segunda-feira (11) todos os empréstimos na modalidade consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), já estão aplicando novas taxas de juros. Os valores foram aprovados pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social), e consequentemente dá ao aposentado e pensionista mais limite para contratar o crédito financeiro.

inss
MAIS limite! Consignado do INSS facilitou a solicitação de crédito para IDOSOS (Imagem: Jeane de Oliveira)

Desde o ano passado o CNPS briga para diminuir a taxa de juros do empréstimo consignado do INSS. Com a queda da taxa Selic, os conselheiros que são membros da Previdência Social, representantes dos aposentados e dos pensionistas, buscam a diminuição da cobrança para esse público.

O Conselho começou a propor as reduções no consignado em março de 2023, diminuindo o teto do empréstimo de 2,14% para 1,97% ao mês. Naquele momento o corte mais recente havia sido em dezembro de 2021, desde então ja foram seis quedas consecutivas no teto de juros.

Os bancos são autorizados a cobrar valores menores do que aquele estipulado pelo CNPS, mas não podem colocar cobranças acima da que foi aprovada. A mudança vale sempre para quem contratar crédito após a aprovação e regularização da nova medida, quem contratou antes da alteração permanece com a cobrança vigente na assinatura do contrato.

Com a diminuição de juros, contratar o empréstimo se torna mais vantajoso para o aposentado ou pensionista. Ele acaba pagando menos pelo valor que foi emprestado, ou pelo uso do cartão de crédito consignado. No entanto, os bancos não demonstram contentamento com a quantidade de cortes dos últimos meses.

Nova taxa de juros do consignado do INSS

Os idosos que recebem aposentadoria ou pensão são os principais contratantes de empréstimo consignado. As taxas de juros para eles são as mais vantajosas do mercado. Os contratos fechados a partir do dia 11 de março já passam a usar o novo teto de juros que é de:

Os valores anteriormente cobrados eram de 1,76% e 2,61%, respectivamente. Existem bancos que fazem cobranças ainda menores, tudo vai depender da organização de cada um.

Qual limite do consignado do INSS?

O limite liberado no consignado do INSS vai depender da margem consignável do aposentado e pensionista. Isso porque, existe um valor máximo que pode ser comprometido do salário do cidadão para pagar o empréstimo ou a fatura do cartão.

Quando todo esse valor está comprometido a contratação de novos crédito fica pausada. Mas, conforme as parcelas forem sendo debitadas e o aposentado conseguir mais espaço na margem, ele pode contratar novos empréstimos. 

Por que taxa de juros mais baixa é bom para os aposentados?

Em entrevista ao UOL, Thiago Godoy, educador financeiro da Rico, disse que quando os juros do consignado do INSS caem, fica mais fácil do segurado pagar a dívida que foi contraída. O que significa um alívio financeiro para o cidadão.

“O crédito consignado é uma dívida. Quem toma esse crédito precisa honrar com essa dívida e vai pagar juros, por menores que sejam, é uma dívida barata comparada a outras, mas ficar menor é positivo”, opinou o especialista.

Porém, o próprio INSS criou uma lista de recomendação aos aposentados e pensionistas. E orientou que o crédito somente seja contratado após um estudo amplo da vantagem que aquele dinheiro vai trazer, e do peso que terá no orçamento mensal do segurado e da sua família.

Nesta matéria eu trago algumas orientações sobre quando a contratação de empréstimo consignado vale a pena, e o que é necessário considerar antes de fazer o pedido.

Consultar taxa de juros no Meu INSS

A Previdência Social disponibiliza a consulta as taxas de juros oferecidas pelos bancos por meio do App ou site do Meu INSS. Não é necessário fazer login, qualquer pessoa pode procurar as taxas cobradas.

A busca pode ser feita pelo banco, ou filtrando por “menor taxa”. Funciona assim:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile