- Score é consultado pelas empresas.
- Pontuação varia de 0 a 100.
- Habitos simples podem aumentar a pontuação so Serasa Score.
O Score do Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 100 e serve para indicar quais são os consumidores que pagam suas contas em dia. É de fato uma espécie de “termômetro do bom pagador”. Por isso é importante manter a sua pontuação o mais alta possível.
Algumas pessoas não sabem, mas, nossos hábitos de consumo são percebidos pelas empresas. O Score Serasa serve como pontuação do bom pagador. Assim, quanto mais alto ele for, mais confiável é aquele consumidor.
Muitas empresas consultam esse score antes de conceder empréstimos, financiamentos e até cartões de crédito.
Score Serasa
Como dito antes, quanto mais alto for a pontuação, mais confiável é aquele consumidor. São quatro categorias possíveis, veja abaixo:
- De 0 a 300 pontos – Muito baixo, indica uma grande probabilidade de inadimplência
- De 301 a 500 pontos – Baixo, marca considerável probabilidade de inadimplência
- De 501 a 700 pontos – Bom, baixa probabilidade de inadimplência
- De 701 a 1000 pontos – Excelente, muito baixa probabilidade de inadimplência.
Lembrando que não existe um score mínimo específico para financiamentos, empréstimos e outras transações. O ideal é que o consumidor mantenha sua pontuação o mais alta possível.
Consulta ao Score
A consulta é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo ou site da Serasa. Clique em “Consultar CPF Grátis” e digite o número do seu CPF e senha. Caso seja o primeiro acesso, basta preencher o cadastro e acessar o sistema.
Você poderá conferir o
- Digite seu CPF.
- Informe a senha. Caso não seja cadastrado, basta preencher o cadastro para acessar na mesma hora.
Pronto, a sua pontuação será exibida já na primeira página do app ou site.
Como aumentar o Score do Serasa?
Antes de descobrir como aumentar é necessário entender o que é levado em consideração para a definição da sua pontuação:
- Histórico de pagamentos: Principal fator que pode aumentar ou diminuir sua pontuação.
- Dívidas em aberto: Inclusive, quanto mais dívidas não pagas, menor será a sua pontuação.
- Tempo de atraso: Dívidas muito antigas podem resultar em scores mais baixos.
- Consultas ao CPF: Muitas consultas em um curto espaço de tempo podem ser sinal de risco para as empresas, isso reduz o score.
- Histórico de crédito: O score também considera as operações feitas no seu CPF.
Como aumentar o score?
Agora que você já sabe como o score é formado fica mais fácil entender o que é necessário para aumentá-lo.
- Nome limpo: Manter o nome limpo significa que você não tem dívidas em atraso, para conseguir isso é possível recorrer a programas de renegociação, como o Desenrola Brasil.
- Contas em dia: Pagar as contas antes do vencimento deve contribuir para a manutenção de um alto score. Lembre-se que o que importa muitas vezes nem é se você tem ou não parcelas a pagar, mas se mantém elas em dia.
- Endividamento baixo: Por outro lado, a recomendação é de que você comprometa apenas 30% da sua renda com parcelas fixas. Isso deve incluir os financiamentos.
- Gerenciamento das finanças: É até um pouco repetitivo, mas, é através do gerenciamento que você evita de cair em muitas dívidas.
- Histórico de crédito: Manter um bom histórico de crédito aponta que você é um consumidor confiável, aquele desejado pelos bancos.
- Dados atualizados: Mantenha seus dados no Serasa atualizados, insira o maior número de dados possíveis no sistema
- Relatório de crédito: O próprio consumidor pode acessar os sistemas do Serasa, SPC e Boa Vista SCPC para saber como anda o seu nome. É possível que algumas dívidas sejam encontradas e você consiga regularizar o débito.
Por outro lado, o pagamento à vista não interfere no seu score. Vale lembrar também que de forma nenhuma é possível pagar para aumentar o seu score. O ideal realmente é que você mude seus hábitos de consumo e esteja atento à movimentação do seus dados.