Erro no CPF? Veja como regularizar seu documento pela internet

O Cadastro de Pessoa Física, responsável por assegurar o registro único dos cidadãos brasileiros, está passando por transformações significativas. Essas mudanças, divulgadas pela Receita Federal, têm como meta tornar o CPF o principal documento de identificação até 2033.

Serasa abre novo período de renegociação de DÍVIDAS com 90% de desconto
Erro no CPF? Veja como regularizar seu documento pela internet (Imagem/Montagem: FDR)

As alterações são direcionadas aos cidadãos que ainda não possuem o CPF ou que têm o documento em situação irregular. Nos próximos anos, ele deverá assumir o papel de principal documento de identificação, substituindo o Registro Geral (RG). Por isso, é importante que os cidadãos sem o documento realizem sua emissão.

Regularizar CPF pela internet

  • A solicitação e a regularização do documento podem ser feitas de maneira conveniente através do site da Receita Federal, acessível por meio deste link.
  • Ao acessar o site, clique em “Meu CPF” e, em seguida, selecione “Inscrever-se no CPF”. Preencha os dados solicitados e siga as instruções na tela para completar a emissão do documento.
  • Caso haja alguma irregularidade, o processo de correção é semelhante. Acesse novamente a plataforma, clique em “Meu CPF” e, depois, em “Consultar CPF”. Informe o número do documento, aguarde a verificação e siga as instruções fornecidas pela plataforma.

Benefícios bloqueados por causa do CPF

O Governo Federal tem adotado medidas rigorosas, bloqueando o pagamento de benefícios sociais para aqueles com documento irregular. É importante que os cidadãos verifiquem sua situação para evitar a perda de qualquer benefício.

A irregularidade pode envolver questões como dados desatualizados na Receita Federal, ausência de justificativa de voto, nome associado a mais de um CPF, pendências com o Imposto de Renda ou divergência de titularidade.

Essas mudanças, implementadas gradualmente pela Receita Federal até 2033, visam aprimorar a identificação dos cidadãos brasileiros, tornando este o documento central. Portanto, fique atento e regularize sua situação para evitar inconvenientes futuros. Acesse o site da Receita Federal agora mesmo e garanta que seu documento pessoal esteja em conformidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.