NOVO BPC aumenta a chance dos brasileiros terem um salário fixo

Está em estudo o projeto de lei que cria um novo BPC (Benefício de Prestação Continuada). Na realidade, o objetivo do texto é aumentar o critério de renda, e consequentemente permitir que mais brasileiros possam receber o auxílio social. A aprovação aconteceu neste mês após análise de comissão dos deputados.

NOVO BPC aumenta a chance dos brasileiros terem um salário fixo
NOVO BPC aumenta a chance dos brasileiros terem um salário fixo (Imagem: FDR)

O novo BPC vai atingir o principal ponto de aprovação de novos contemplados: o limite de renda. O benefício foi criado por meio do LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), e tem como objetivo dar a garantia de um salário mínimo para pessoas que vivem em condição de baixa renda.

Como funcionaria o novo BPC?

Na realidade, o novo BPC está escrito no Projeto de Lei (PL) 7980/14, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA). As regras foram aprovadas em 16 de janeiro pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. Agora, o texto vai passar por outras duas comissões.

O grande objetivo do projeto é alterar o limite de renda imposto hoje para que a família consiga ter acesso ao BPC. A proposta do deputado Duarte Jr. substituí um outro projeto do ex-deputado Guilherme Mussi (SP) em que seria criado um novo BPC, e especificamente para pessoas com deficiência. 

O texto atual, porém, altera as regras já vigentes permitindo que:

  • Poderão receber o benefício as pessoas com deficiência que possuem renda familiar de no máximo 1 salário mínimo por pessoa.

Quem pode receber o BPC hoje?

O novo BPC não teria mudanças para pessoa idosa, neste caso seria respeitado o mesmo limite de renda já vigente. Hoje, para receber o benefício é preciso se enquadrar em critérios como:

  • Ser pessoa com deficiência de qualquer idade; ou
  • Ser idoso com mais de 65 anos;
  • Ter renda familiar de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa;
  • Estar inscrito no Cadastro Único.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com