A antecipação do FGTS através do saque-aniversário proporciona uma maneira segura e prática de reorganizar sua vida financeira. Essa facilidade oferece aos trabalhadores a oportunidade de ter em mãos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, seguindo o exemplo de muitos brasileiros que já garantiram esse adiantamento do benefício.
Na antecipação do FGTS, basicamente, o saldo da conta é utilizado como garantia e fica temporariamente bloqueado até a quitação da operação. O valor antecipado é transferido diretamente para a conta bancária escolhida pelo trabalhador.
No caso dos correntistas do Banco do Brasil (BB), além de terem facilidade na antecipação do FGTS, eles também têm o saldo liberado após a consulta e bloqueio da poupança trabalhista pela instituição, com o pagamento agendado para o primeiro dia útil do mês de aniversário.
Como solicitar a antecipação do FGTS?
A antecipação do FGTS pelo Banco do Brasil pode ser garantida de forma online, seguindo alguns passos essenciais. Inicialmente, acesse o aplicativo FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal para autorizar o Banco do Brasil a consultar o saldo desejado.
Em seguida, faça a solicitação pelo aplicativo do Banco do Brasil, selecionando a opção “Empréstimos” e, posteriormente, “CDC FGTS Saque Aniversário”. Aguarde a confirmação da proposta, que só será validada mediante o bloqueio do saldo vinculado à parcela a ser antecipada.
É importante destacar que, caso não seja possível realizar o bloqueio na conta FGTS, a proposta será recusada. As condições necessárias para contratar o empréstimo de saque-aniversário incluem ter conta corrente ativa no Banco do Brasil, receber salário na conta do BB, possuir limite de crédito vigente e disponível, além de ter assinado o contrato de adesão às Cláusulas Gerais.
Quem tem direito à antecipação do FGTS?
Pode solicitar o empréstimo com antecipação do saque-aniversário, todo cliente com conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, que tenha aderido à modalidade através de um dos canais disponibilizados pela Caixa, tenha conta no banco e não possua empréstimo em atraso com a instituição.
Veja abaixo mais alguns requisitos para realizar o empréstimo:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir conta corrente ou poupança na CAIXA (exceto Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Fácil);
- Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
- Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
- Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.