FGTS tem mudanças em 2024; saiba como isso lhe afeta

É esperado que o FGTS tenha mudanças aprovadas para o ano de 2024. A expectativa está fazendo com que os beneficiários do programa financeiro estejam bastante atentos às mudanças. Então, verifique abaixo qual será a principal alteração prevista para acontecer este ano.

FGTS aniversário: últimos dias para aniversariantes de abril aderirem
FGTS tem mudanças em 2024; saiba como isso lhe afeta (Imagem: FDR)

Em 2024, o ministério do trabalho vem trabalhando para realizar mudanças importantes no FGTS. O Fundo de Garantia cede ao cidadão duas modalidades de saque. Porém, a expectativa é que uma destas modalidades seja extinta. Estamos falando sobre o saque aniversário, que é tratado pelo governo como “armadilha”.

Isto foi confirmado após o ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT), dar uma declaração onde citou a modalidade como uma armadilha. Entre os argumentos utilizados, um dos mais recorrentes é o tempo de aguardo para que os beneficiários consigam alterar a modalidade de saque. Veja detalhes abaixo.

FGTS 2024: acompanhe as mudanças

É esperado que haja uma decisão sobre a extinção do saque aniversário até o fim do primeiro semestre de 2024. Portanto, a expectativa é que até o final de junho deste ano haja alguma definição sobre o assunto. Atualmente, a modalidade segue em funcionamento e isto não deve ser alterado de um dia para o outro.

Porém, um dos argumentos utilizados pelo governo federal é sobre o tempo de espera, estabelecido em 25 meses. Com isto, os trabalhadores que selecionam o saque aniversário não conseguem ter acesso ao valor em conta após uma demissão sem justa causa, por exemplo.

Portanto, preciso aguardar até o mês do seu nascimento para ter acesso ao dinheiro. Esta situação vem causando uma série de problemas entre os cidadãos que possuem saldo e conta e o governo federal está trabalhando para que isto seja alterado.

Para obter mais informações sobre o Fundo de Garantia, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].