Banco do Brasil anuncia antecipação do FGTS para correntistas

A antecipação do FGTS através do saque-aniversário proporciona uma maneira segura e prática de reorganizar sua vida financeira. Essa facilidade oferece aos trabalhadores a oportunidade de ter em mãos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, seguindo o exemplo de muitos brasileiros que já garantiram esse adiantamento do benefício. 

Banco do Brasil anuncia antecipação do FGTS para correntistas
Banco do Brasil anuncia antecipação do FGTS para correntistas. (Imagem FDR)

Na antecipação do FGTS, basicamente, o saldo da conta é utilizado como garantia e fica temporariamente bloqueado até a quitação da operação. O valor antecipado é transferido diretamente para a conta bancária escolhida pelo trabalhador. 

No caso dos correntistas do Banco do Brasil (BB), além de terem facilidade na antecipação do FGTS, eles também têm o saldo liberado após a consulta e bloqueio da poupança trabalhista pela instituição, com o pagamento agendado para o primeiro dia útil do mês de aniversário.

Como solicitar a antecipação do FGTS?

A antecipação do FGTS pelo Banco do Brasil pode ser garantida de forma online, seguindo alguns passos essenciais. Inicialmente, acesse o aplicativo FGTS ou o site da Caixa Econômica Federal para autorizar o Banco do Brasil a consultar o saldo desejado. 

Em seguida, faça a solicitação pelo aplicativo do Banco do Brasil, selecionando a opção “Empréstimos” e, posteriormente, “CDC FGTS Saque Aniversário”. Aguarde a confirmação da proposta, que só será validada mediante o bloqueio do saldo vinculado à parcela a ser antecipada.

É importante destacar que, caso não seja possível realizar o bloqueio na conta FGTS, a proposta será recusada. As condições necessárias para contratar o empréstimo de saque-aniversário incluem ter conta corrente ativa no Banco do Brasil, receber salário na conta do BB, possuir limite de crédito vigente e disponível, além de ter assinado o contrato de adesão às Cláusulas Gerais.

Quem tem direito à antecipação do FGTS?

Pode solicitar o empréstimo com antecipação do saque-aniversário, todo cliente com conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, que tenha aderido à modalidade através de um dos canais disponibilizados pela Caixa, tenha conta no banco e não possua empréstimo em atraso com a instituição.

Veja abaixo mais alguns requisitos para realizar o empréstimo:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Possuir conta corrente ou poupança na CAIXA (exceto Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Fácil);
  • Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
  • Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
  • Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
  • Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.