Quando o idoso precisa renovar a CNH? Prazos de 2024 já foram revelados

Todo motorista deve obrigatoriamente renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Existem prazos que tornam o documento válido. A partir de determinada idade o condutor tem o prazo de renovação da sua habilitação diminuído. Por isso os idosos devem estar atentos ao que diz a lei atualmente.

Quando o idoso precisa renovar a CNH? Prazos de 2024 já foram revelados
Quando o idoso precisa renovar a CNH? Prazos de 2024 já foram revelados (Imagem: FDR)

Quando emite a carteira o motorista já recebe impresso no documento o prazo que tem para renovar a CNH. Existe um período que deve ser respeitado pelo motorista, caso contrário ficará detido em fiscalização. Quem transitar com a carteira vencida terá que lidar com consequências graves.

Prazo para o idoso renovar a CNH

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não coloca uma idade limite para que os brasileiros dirijam. Ou seja, ser uma pessoa idosa não impede o condutor de continuar habilitado. A exigência vale apenas para idade mínima que é de 18 anos.

Em 2021, entrou em vigor a Lei nº 14.071/2020 onde ficou estabelecido que o motorista é obrigado a renovar a CNH com a seguinte frequência:

  • Para quem tem até 49 anos: a CNH deve ser renovada a cada 10 anos;
  • Para os que estão entre 50 e 69 anos: a cada 5 anos;
  • Para quem tem 70 anos ou mais: a cada 3 anos.

Quanto mais velho menor é o intervalo entre as renovações.

Como idoso deve renovar a CNH?

O idoso pode renovar a CNH diretamente com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). No local também será preciso passar por exames médicos que avaliam as condições físicas (visão e audição) do motorista, e as condições mentais (psicotécnico).

Os exames devem ser feitos em clínicas habilitadas pelo Detran, ou diretamente na unidade de atendimento com um médico credenciado. O valor varia de acordo com cada estado.

  • Acesse o site do Detran e faça login;
  • Clique em “Renovar CNH”;
  • Preencha os dados de identificação;
  • Agende o seu atendimento na agência mais próxima.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]