Renovação da CNH fica isenta para motoristas em nova faixa étaria; entenda

Agora, os motoristas com 50 anos ou mais terão um novo benefício quando o assunto é a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A nova iniciativa reduz custos e reconhece a necessidade de equidade na distribuição de direitos. Entenda como funciona.

Renovação da CNH fica isenta para motoristas em nova faixa étaria; entenda
Renovação da CNH fica isenta para motoristas em nova faixa étaria; entenda. Imagem: FDR

Com o avanço da proposta, os beneficiados poderão garantir isenção no pagamento da taxa de renovação da carteira de motorista.

O projeto sinaliza um avanço na forma como o Estado percebe e atende às necessidades de seus cidadãos mais experientes. Um apoio prático aos 50+.

Regra atual para a renovação da CNH

No cenário atual, a renovação da CNH impõe a todos os motoristas uma taxa uniforme de R$159,22, independentemente da sua idade. No entanto, há diferenças quanto ao período de renovação.

Enquanto os condutores abaixo dos 50 anos só precisam renovar sua CNH a cada década, aqueles entre 50 e 69 anos realizam o processo a cada cinco anos. Para os que têm mais de 70, a etapa é torna trienal.

Diante dessa realidade, surge uma proposta legislativa que, se aprovada, assegurará uma cobrança justa e proporcional para os idosos, ajustando a taxa de renovação de acordo com a validade efetiva de sua CNH.

Como fazer a renovação para idosos?

Os procedimentos para a renovação Carteira variam de acordo com o estado. Entretanto, o primeiro passo costuma ser agendar um horário de atendimento em uma das unidades do Detran.

Para realizar a efetuação do processo, é preciso ter em mãos alguns documentos. Geralmente, são pedidos original e cópia. Confira a lista a seguir:

  • De um documento de identificação com foto e assinatura, como o RG;
  • Da Carteira;
  • Do CPF;
  • De um comprovante de residência (conta de luz, fatura de cartão etc).

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].