Revisão do FGTS deixa a casa própria mais cara? Entenda o que muda

A revisão do FGTS pode deixar a casa própria mais cara? A iniciativa pode impactar os diversos trabalhadores que seguem o regime CLT. Portanto, entenda como serão as mudanças para 2024 e quem serão os cidadãos que serão impactados diretamente pela revisão do Fundo de Garantia.

FGTS inicia o ano com saques autorizados para milhares de trabalhadores
Revisão do FGTS deixa a casa própria mais cara? Entenda o que muda. (Imagem: FDR)

Em 2024, o FGTS deve passar por algumas mudanças fundamentais. Desta forma, é importante que os trabalhadores formais do país estejam atentos às alterações que serão feitas. Entre elas, está a revisão do FGTS, que pode alterar a estimativa financeira dos valores de uma casa própria no país.

Para que isto aconteça, ainda é necessário que o projeto seja votado e aprovado no Supremo Tribunal Federal (STF). Até que haja a aprovação, o projeto ainda segue no plano teórico e não trás mudanças práticas, até o momento, no FGTS. Porém, as famílias já estão sabendo sobre as novidades envolvendo o fundo.

FGTS está ajudando os cidadãos que buscam o Minha Casa Minha Vida

Após decisão tomada pelo governo federal, os brasileiros podem utilizar o saldo em conta no Fundo de Garantia para efetuar uma entrada no Minha Casa Minha Vida. O programa habitacional vem crescendo e buscando novas pessoas para que consigam ter acesso à casa própria sob preço abaixo do mercado.

Esta novidade também busca fazer com que novos cidadãos conheçam as condições do programa. Seja no âmbito rural como no âmbito privado. Além disto, existe uma nova categoria que vem ganhando espaço no programa habitacional gerido pelo governo federal.

Bolsa Família e BPC impactados positivamente

Os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem participar do Minha Casa Minha Vida de maneira gratuita. Ou seja, as parcelas mensais da sua casa não serão cobradas. Para mais informações sobre a mudança e entender melhor o caso, clique aqui e saiba mais.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].