Saque-aniversário pelo FGTS ganha novo modelo; entenda o que mudou

Todos os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estão ansiosos pelas mudanças em 2024. De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, todas as alterações previstas deverão acontecer neste ano. Logo, vai afetar a vida de quem recebe. 

Saque-aniversário pelo FGTS ganha novo modelo; entenda o que mudou
Saque-aniversário pelo FGTS ganha novo modelo; entenda o que mudou (Imagem FDR)

O novo modelo do saque-aniversário do FGTS ainda não confirmado pelo ministro do Trabalho. As alterações deverão ser apresentadas em formato de projeto de lei, votadas no Congresso Nacional e começarão a valer assim que forem sancionadas pelo presidente. Ou seja, existe um período de maturação.

O que deve mudar no saque-aniversário do FGTS?

De acordo com as informações que já foram repassadas por Luiz Marinho, o intuito é retirar uma importante regra do saque-aniversário do FGTS. A partir disso, tanto quem já aderiu a modalidade dentro da regra anterior seria beneficiado. E atingiria os próximos a optarem pelo saque anual também.

A proposta é que:

  • Colocar fim na regra que bloqueia o saldo do FGTS na demissão sem justa causa, fazendo com que o trabalhador tenha que optar pelo saque anual ou o saque rescisão;
  • Quem foi demitido e ficou com o saldo bloqueado poderia receber de forma retroativa a quantia.

Pelas regras atuais, quem opta pelo saque-aniversário não tem direito ao saque-rescisão. Caso mude de ideia na demissão sem justa causa e volte para a modalidade anterior, precisa aguardar carência de dois anos.

Saque-aniversário do FGTS em 2024

Por hora, as adesões ao saque-aniversário do FGTS continuam disponíveis. Nascidos em janeiro que optaram por essa modalidade já estão recebendo a quantia em suas contas a partir desta terça-feira (2). Os valores são creditados na conta corrente cadastrada pelo aplicativo.

Para receber a sua parcela ainda em 2024 aqueles que não optaram pelo saque anual devem trocar a modalidade padrão até o último dia do mês do seu nascimento. Dessa forma:

  • Acesse o App FGTS e faça login;
  • Selecione “Saque-aniversário” e confirme a decisão;
  • Opte por “Trocar modalidade padrão”;
  • Leia e concorde com os termos;
  • Informe uma conta para receber;
  • Confirme com a senha.

Quem já fez essa opção em outros anos basta aguardar o depósito na sua conta. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]