IPTU 2024 fica mais caro em BH; veja como driblar aumento de preço

Segundo a prefeitura municipal, o IPTU 2024 (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Belo Horizonte está 4,72% mais caro que no último ano. Todos os proprietários de imóveis e propriedades localizadas em zona urbana são obrigados a pagar o imposto. Mas há chances de ter desconto.

IPTU 2024 fica mais caro em BH; veja como driblar aumento de preço
IPTU 2024 fica mais caro em BH; veja como driblar aumento de preço (Imagem FDR)

O valor do IPTU 2024 é calculado com base no valor de mercado daquela propriedade, segundo avaliação da prefeitura. Multiplicado pelas alíquotas da categoria do imóvel, isto é, se é residencial, comercial, predial e outros. O resultado deste cálculo equivale ao valor do imposto.

Como diminuir o valor do IPTU 2024 em Belo Horizonte

O aumento no valor do IPTU 2024 tem percentual de 4,72% e corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e) do ano anterior. Ao todo, neste ano são 854 mil imóveis no cadastro imobiliário de Belo Horizonte, sendo 770 mil com lançamento de IPTU.

Deste total, 84 mil possuem isenções e imunidade. A prefeitura espera arrecadar R$ 2,1 bilhões com o tributo. Para diminuir os impactos do aumento de preço há duas opções de pagamento:

Como emitir a guia de pagamento do IPTU 2024 BH

A prefeitura vai enviar no endereço dos contribuintes a guia de pagamento do IPTU 2024 BH. Os moradores ainda têm a opção de emitir o boleto de maneira online, acessando o site da Secretaria Municipal da Fazenda.

É muito importante estar atento aos prazos de vencimento de cada boleto para não correr o risco de arcar com a cobrança de juros e multa por atraso.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile