Conta de luz gratuita para idosos é confirmada pelo governo; saiba mais

Em Minas Gerais, existe a possibilidade de pessoas idosas terem acesso à conta de luz gratuita. No entanto, a chance tem sido pouco divulgada. É através da parceria entre o governo do estado e a empresa fornecedora de energia local. Entenda o funcionamento do benefício.

Conta de luz gratuita para idosos é confirmada pelo governo; saiba mais
Conta de luz gratuita para idosos é confirmada pelo governo; saiba mais. Imagem: FDR

A conta de luz gratuita está sendo oferecida inicialmente no estado de Minas Gerais, em pelo governo em conjunto com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Esta possibilidade, no entanto, não é um direito do idoso, mas uma questão de sorte ao participar da promoção da companhia.

Como conseguir conta de luz gratuita?

Por meio da Cemig, a conta de luz gratuita está sendo oferecida aos ganhadores da promoção “2 anos sem conta”. Ao se cadastrar e cumprir com as regras, o titular da conta participa do sorteio que dá como prêmio R$ 5 mil em créditos na companhia, abatendo o valor da conta de luz.

  • Pagar a conta por PIX ou débito automático = 1 número da sorte;
  • Receber a conta por e-mail = 1 número da sorte;
  • Baixar o App Cemig Atende e atualizar os dados = 1 número da sorte;
  • Autorizar o recebimento da conta via QR Code PIX = 1 número da sorte.
  • Também é necessário se cadastrar no site da Cemig para concorrer.

Desconto na conta de luz do idoso

Há uma forma de conseguir a conta de luz gratuita, ou com pelo menos 65% de desconto. Neste caso, é necessário contar com os benefícios do programa Tarifa Social, criado e gerido pelo governo federal.

Serão beneficiados idosos inscritos no Cadastro Único, com renda de até meio salário mínimo por pessoa no mês, inclusive aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Não é preciso pedir pela Tarifa Social, ao cumprir com os dados a companhia vai reconhecer a titularidade e conceder o benefício.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].