IPTU 2024 fica mais caro em BH; veja como driblar aumento de preço

Segundo a prefeitura municipal, o IPTU 2024 (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Belo Horizonte está 4,72% mais caro que no último ano. Todos os proprietários de imóveis e propriedades localizadas em zona urbana são obrigados a pagar o imposto. Mas há chances de ter desconto.

IPTU 2024 fica mais caro em BH; veja como driblar aumento de preço
IPTU 2024 fica mais caro em BH; veja como driblar aumento de preço (Imagem FDR)

O valor do IPTU 2024 é calculado com base no valor de mercado daquela propriedade, segundo avaliação da prefeitura. Multiplicado pelas alíquotas da categoria do imóvel, isto é, se é residencial, comercial, predial e outros. O resultado deste cálculo equivale ao valor do imposto.

Como diminuir o valor do IPTU 2024 em Belo Horizonte

O aumento no valor do IPTU 2024 tem percentual de 4,72% e corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e) do ano anterior. Ao todo, neste ano são 854 mil imóveis no cadastro imobiliário de Belo Horizonte, sendo 770 mil com lançamento de IPTU.

Deste total, 84 mil possuem isenções e imunidade. A prefeitura espera arrecadar R$ 2,1 bilhões com o tributo. Para diminuir os impactos do aumento de preço há duas opções de pagamento:

  • Quem pagar qualquer valor entre o mínimo e o máximo indicado na guia, até 31 de janeiro terá direito ao desconto de 6% sobre o valor liquidado; ou
  • Parcelamento em até 11 meses com vencimento no dia 15 de cada mês a partir de fevereiro.

Como emitir a guia de pagamento do IPTU 2024 BH

A prefeitura vai enviar no endereço dos contribuintes a guia de pagamento do IPTU 2024 BH. Os moradores ainda têm a opção de emitir o boleto de maneira online, acessando o site da Secretaria Municipal da Fazenda.

É muito importante estar atento aos prazos de vencimento de cada boleto para não correr o risco de arcar com a cobrança de juros e multa por atraso.

  • Acesse o portal da Secretaria Municipal da Fazenda;
  • Clique em “Emitir guia 2024”;
  • Selecione a opção “Solicitar”;
  • Agora, escolha “IPTU 2024”;
  • Informe: cadastro do imóvel, CEP, endereço e CPF.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]