MEI 2024: saiba os prazos para declarar impostos, valor dos benefícios e novas tarifas

Pontos-chave
  • Quem vai abrir um MEI em 2024 deve estar atento as regras;
  • Há obrigações como o pagamento do DAS, e o envio da declaração anual;
  • Quem estiver regular consegue acessar benefícios previdenciários.

Os direitos e deveres do MEI 2024 (Micro Empreendedor Individual) já estão disponíveis. Quem quiser regularizar a sua atividade como autônomo no próximo ano precisa estar atento aos prazos definidos pela Receita Federal, a fim de evitar consequências. Além de considerar todos os benefícios oferecidos.

MEI 2024: saiba os prazos para declarar impostos, valor dos benefícios e novas tarifas
MEI 2024: saiba os prazos para declarar impostos, valor dos benefícios e novas tarifas (Imagem: FDR)

Para abrir seu MEI 2024 é preciso acessar o Portal do Empreendedor, uma página administrada pelo governo federal. Ao fazer login com CPF e senha que foram criados no Gov.br, o cidadão vai preencher um formulário. Além dos seus dados pessoais também devem ser informados dados a respeito da empresa.

O setor da prestação de serviço, a renda mensal, o endereço comercial, e outros, são algumas das informações que precisam ser repassadas. Feito isso, automaticamente será criado um CNPJ em nome da nova empresa e que pode ser usada pelo seu proprietário como bem entender.

Um dos benefícios de abrir o MEI 2024 é a possibilidade de formalizar a prestação dos seus serviços. Sem nenhuma cobrança adicional o empreendedor passa a emitir nota fiscal, e com isso pode vender seus produtos ou serviços para órgãos públicos ou para outras empresas.

Além disso, ao abrir uma empresa passa a contribuir para a Previdência Social e ter acesso a benefícios quando necessitar. É possível que o empreendimento seja uma segunda atividade, mas ao abri-lo benefícios como seguro-desemprego, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença serão cancelados. 

Quem pode ser MEI 2024?

O primeiro passo é descobrir quem pode ser MEI 2024. Embora formalizar a prestação dos seus serviços junto ao governo federal seja benéfico, nem todos se enquadram dentro deste regime. Das opções disponíveis no Simples Nacional o MEI é o que possuí a menor carga tributária. 

Caso tenha um limite de faturamento maior que o permitido, o cidadão precisa abrir uma empresa de porte maior, como ME (Micro Empresa). A Receita Federal vai aceitar como um pequeno empreendedor aquele que:

O limite de faturamento será ajustado proporcionalmente ao número de meses em que a empresa ficou aberta no ano. Funcionários públicos federais são proibidos de abrir MEI.

Valor de contribuição do MEI para 2024

Uma das principais obrigações do empreendedor é fazer mensalmente a contribuição do MEI 2024. O valor unifica todos os pagamentos de impostos, tanto federal como estadual, e ainda incluí a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

(Imagem: Empresas & Negócios do Governo Federal)

Baseados nestes valores, a partir de 2024 com a mudança do salário mínimo para R$ 1.412 o valor da contribuição do MEI passará a ser de:

O boleto vence todo dia 20 e pode ser pago. A guia pode ser gerada no site do PGMEI, ou no App MEI.

MUDANÇA NO MEI: 34 PROFISSÕES SÃO REMOVIDAS DA LISTA DE ATIVIDADES PERMITIDAS

Valor dos benefícios previdenciários do MEI 2024

Ao fazer o pagamento mensal da DAS (Documento de Arrecadação do Simples), o empreendedor passa a contribuir para o INSS. Quitando os valores dentro do prazo, fica autorizado o recebimento de benefícios como:

Com a quantia paga, porém, o valor dos benefícios do MEI 2024 serão de:

Declaração do MEI 2024

Outra obrigação do empreendedor, além do pagamento do DAS é fazer a declaração do MEI 2024. Será neste documento que o profissional vai informar qual foi seu faturamento mensal e anual do ano anterior, e se houve a contratação de algum funcionário.

Diferente do Imposto de Renda não há qualquer cobrança baseada no faturamento informado. Quem deixa de enviar a declaração, porém, será multado no valor de no mínimo R$ 50, e corre o risco de ter seu CNPJ bloqueado até a regularização.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile