PIX vai funcionar no Natal? Atenção para os meios de pagamento no feriado

Não só para quem deixou as compras de Natal para última hora, a preocupação sobre o funcionamento do PIX é geral. No dia 24 ou 25 de dezembro pode surgir a necessidade de fazer algum pagamento instantâneo, e ninguém quer ficar na mão. O Banco Central tem regras específicas sobre as transferências neste dia.

PIX vai funcionar no Natal? Atenção para os meios de pagamento no feriado
PIX vai funcionar no Natal? Atenção para os meios de pagamento no feriado (Imagem: FDR)

O uso do PIX tem se popularizado cada vez mais. Além das transferências entre contas, com o dinheiro caindo em questão de segundos, o meio de pagamento já se tornou comum em relações de compra. Na padaria, supermercado, loja de roupas, ou para aquisição de grande valor, para tudo basta fazer um PIX.

PIX vai funcionar durante o Natal?

A resposta objetiva para essa pergunta é: sim! O PIX vai funcionar durante a véspera e o dia de Natal. Por isso, quem quiser fazer compras ou pagamentos usando este método continua tendo a opção no seu aplicativo. Não há cobrança de taxa pelo uso aos finais de semana ou feriados.

  • Liberação do uso: permitido todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, 24h por dia;
  • Limite de transferências: esteja atento ao limite no aplicativo do seu banco, transações feitas no período noturno são limitadas normalmente há R$ 1 mil.

Serviços bancários suspensos no Natal

Embora o PIX esteja isento do feriado ou final de semana, há serviços bancários que ficarão desativados. De acordo com uma ordem da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) há determinadas operações que não poderão ser feitas nestes dias.

  • Pagamento de boleto: vencimentos marcados para dia 24 ou 25 de dezembro poderão ser pagos no dia 26 (dia útil seguinte), sem cobrança de juros;
  • Agências bancárias: não abrem no dia 25;
  • Caixas eletrônicos: ficam abertos dentro das agências até às 22h em qualquer dia da semana.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]