13º salário caiu na conta! Vale a pena usar dinheiro para festas de final de ano?

Dados da Pesquisa “Hábitos e Impactos da Saúde Financeira dos Trabalhadores”, encomendada pelas fintechs Zetra e SalaryFits, trazem números preocupantes. Dos trabalhadores com carteira assinada, 63% não possuem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas básicas. Será que o 13º salário pode ajudar?. 

13º salário caiu na conta! Vale a pena usar dinheiro para festas de final de ano?
13º salário caiu na conta! Vale a pena usar dinheiro para festas de final de ano? (Imagem: FDR)

Com o encerramento de um ano e a entrada de outro as despesas aumentam. As festas de Natal e Ano Novo, as férias escolares, os impostos e outros, são motivos para elevar o orçamento da família. Com o depósito do 13º salário, que aconteceu hoje (20), a solução parecer ser usá-lo para dar alívio no bolso.

Vale a pena usar o 13º salário nas festas?

Segundo dados divulgados por Fabio Bentes, economista da CNC, em 2023 pelo menos 35% dos trabalhadores pretendem usar seu 13º salário para gastar no comércio. O que incluí as despesas com presentes, roupas novas, acessórios, entre outros, que vão movimentar a economia.

Para saber se vale a pena ou não dedicar parte do seu dinheiro, ou tudo o que foi recebido com esses gastos extras que surgem no final de ano, o trabalhador deve fazer as seguintes considerações:

  • Vale a pena usar nas festas de final de ano quando:
    • não tem dívidas pendentes;
    • já tem reserva de emergência;
    • há um valor separado ou programado para quitar os impostos do início do ano;
    • os itens desejados se comprados à vista terão desconto.
  • Não vale a pena usar nas festas de final de ano quando:
    • seu nome está com restrição nos órgãos de proteção ao crédito, e o dinheiro poderia servir para limpá-lo;
    • o valor servirá para fazer novas dívidas, como na entrada de um financiamento;
    • a quantia será emprestada para alguém, e não será você quem vai usufruir do dinheiro.

Pagamento do 13º salário

A primeira parcela, ou cota única do 13º salário, foi paga no mês de novembro. O segundo pagamento está marcado para esta quarta-feira, 20 de dezembro. Este é o prazo final para que os empregadores depositem o dinheiro.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]