FGTS: nascidos de janeiro a dezembro já podem optar pelo saque-aniversário de 2024

O ano de 2024 ainda não começou, mas quem deseja optar pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já deve demonstrar interesse. Isso porque os pagamentos acontecem no mês de nascimento do trabalhador, desde que ele tenha feito a opção no prazo correto.

FGTS: nascidos de janeiro a dezembro já podem optar pelo saque-aniversário de 2024
FGTS: nascidos de janeiro a dezembro já podem optar pelo saque-aniversário de 2024 (Imagem: FDR)

O calendário do saque-aniversário do FGTS para 2024 já está programado. Quem fizer essa opção recebe de 5% a 50% do valor disponível na sua conta, mas precisa abrir mão do saque-rescisão. Isso significa que caso seja demitido sem justa causa o trabalhador perde o direito de resgatar toda a quantia do fundo. 

Como pedir o saque-aniversário do FGTS

Há uma regra muito clara sobre o saque anual do FGTS, em que o dinheiro somente fica disponível no mesmo ano quando o trabalhador faz a opção pelo saque-aniversário no mês do seu nascimento.

A opção deve ser feita uma única vez e vale para o saque nos anos seguintes. Mas, quando se trata do primeiro recebimento é preciso que a Caixa Econômica seja notificada sobre a troca de modalidades de saque no mês de aniversário do cidadão. Caso contrário o dinheiro será liberado no ano seguinte.

Calendário saque-aniversário do FGTS

O calendário saque-aniversário do FGTS mostra quando o dinheiro será liberado, e até quando pode ser recebido pelo trabalhador. O dinheiro caí automaticamente na conta que foi cadastrada no aplicativo, podendo ser liberado no 1º dia do mês de nascimento ou no 10º dia.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile