Vale-Gás permanece em 2024? Veja o que se sabe sobre o futuro do projeto

Neste ano o pagamento do vale-gás não recebeu tanto investimento como a população gostaria. Além da permanência do valor de 100% da média do botijão de gás de cozinha de 13 kg, não houveram outras novidades. Por isso, surgem muitos questionamentos sobre a permanência do programa em 2024.

Vale-Gás permanece em 2024? Veja o que se sabe sobre o futuro do projeto
Vale-Gás permanece em 2024? Veja o que se sabe sobre o futuro do projeto (Imagem: FDR)

Neste ano um bloqueio no orçamento do Ministério do Desenvolvimento Social atingiu o vale-gás. Apesar disso, os pagamentos que estavam previstos para este ano foram mantidos, mas sem a inclusão de novas famílias. O orçamento ficou dentro do limite, e por isso as famílias temem novas limitações em 2024.

Vai ter pagamento do vale-gás em 2024?

O governo federal não excluiu o pagamento do vale-gás para 2024. Isso significa que no próximo ano o benefício deve continuar beneficiando as mesmas famílias com 100% da média do botijão de 13 kg no país. Em dezembro esta média foi de R$ 104,00.

Em agosto deste ano quando o orçamento do Desenvolvimento Social foi bloqueado e o auxílio gás foi atingido, a Pasta divulgou uma nota garantindo a permanência do programa. De acordo com as informações, o dinheiro disponível era para 2023, mas o bloqueio não vai atrapalhar a permanência em 2024.

“Caso o desbloqueio do Orçamento Federal seja insuficiente, o MDS fará um remanejamento de recursos de outras ações discricionárias para garantir o pagamento do Auxílio Gás, cumprindo a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer os recursos federais chegarem a quem mais precisa”, dizia a nota.

Quem vai receber o vale-gás em 2024?

As regras que dão acesso ao vale-gás 2024 permanecem as mesmas, os valores serão transferidos a cada dois meses. Para recebê-lo na sua conta do Caixa Tem é preciso ser selecionado a partir dos seguintes critérios:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa;
  • Prioridade para mães chefes de família, inscritos no Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com