Salário mínimo em 2024 terá aumento significativo? Veja as propostas em análise

O salário mínimo está gerando uma das grandes expectativas nesta reta final de 2023. Mesmo com os dois reajustes aplicados ao piso neste ano, os brasileiros estão animados com o possível aumento que deve ocorrer em 2024. Portanto, veja abaixo mais informações sobre o reajuste salarial.

Revelada lista de NIS que vão receber o Auxílio Gás em dezembro; saiba como consultar
Salário mínimo em 2024 terá aumento significativo? Veja as propostas em análise
(Imagem FDR)

O piso salarial nacional é de imensa importância para os cidadãos que trabalham formalmente no país. Ele serve como base de pagamento para todos aqueles que exercem a sua profissão via CLT. Desta forma, dezenas de milhões de pessoas estão animadas e ansiosas por novas informações sobre o salário mínimo.

Em 2023, o piso salarial chegou à marca de R$ 1.320. Este aumento foi aplicado levando em conta, também, a taxa de inflação. Levando este cálculo em consideração, é esperado que o salário mínimo receba um grande aumento em 2024. A previsão é que o valor atingido seja de R$ 1.421.

Quando o salário mínimo será reajustado?

As notícias que estão circulando são verdadeiras e o salário mínimo será reajustado em 2024. Porém, muitas pessoas estão se perguntando em que mês este piso será aumentado. É esperado que este reajuste ocorra ainda no primeiro semestre do ano que vem. Para isto, é preciso aprovação em Senado Federal.

Isto porque o aumento é feito através de uma Lei Orçamentária Anual, criada e gerida pelo ministério do planejamento e orçamento. Com esta aprovação em votação no congresso nacional, os brasileiros serão contemplados com este aumento e poderão gozar de novos salários de maneira mensal.

Benefícios também serão reajustados em 2024

Com o aumento do salário mínimo, muitos benefícios também serão reajustados em 2024. Veja abaixo uma lista com alguns dos programas que serão impactados:

  • Auxílio Acidente;
  • Piso da aposentadoria;
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Salário Maternidade.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].