Neste ano o pagamento do vale-gás não recebeu tanto investimento como a população gostaria. Além da permanência do valor de 100% da média do botijão de gás de cozinha de 13 kg, não houveram outras novidades. Por isso, surgem muitos questionamentos sobre a permanência do programa em 2024.
Neste ano um bloqueio no orçamento do Ministério do Desenvolvimento Social atingiu o vale-gás. Apesar disso, os pagamentos que estavam previstos para este ano foram mantidos, mas sem a inclusão de novas famílias. O orçamento ficou dentro do limite, e por isso as famílias temem novas limitações em 2024.
Vai ter pagamento do vale-gás em 2024?
O governo federal não excluiu o pagamento do vale-gás para 2024. Isso significa que no próximo ano o benefício deve continuar beneficiando as mesmas famílias com 100% da média do botijão de 13 kg no país. Em dezembro esta média foi de R$ 104,00.
Em agosto deste ano quando o orçamento do Desenvolvimento Social foi bloqueado e o auxílio gás foi atingido, a Pasta divulgou uma nota garantindo a permanência do programa. De acordo com as informações, o dinheiro disponível era para 2023, mas o bloqueio não vai atrapalhar a permanência em 2024.
“Caso o desbloqueio do Orçamento Federal seja insuficiente, o MDS fará um remanejamento de recursos de outras ações discricionárias para garantir o pagamento do Auxílio Gás, cumprindo a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer os recursos federais chegarem a quem mais precisa”, dizia a nota.
Quem vai receber o vale-gás em 2024?
As regras que dão acesso ao vale-gás 2024 permanecem as mesmas, os valores serão transferidos a cada dois meses. Para recebê-lo na sua conta do Caixa Tem é preciso ser selecionado a partir dos seguintes critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa;
- Prioridade para mães chefes de família, inscritos no Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada).