Auxílio-Gás volta a ser pago com valor ABAIXO do esperado pelos beneficiários

O pagamento do Auxílio-Gás voltou a ser feito nesta segunda-feira (11). As transferências que acontecem em meses alternados, ou seja, um mês sim e outro não, ajudam na compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Neste mês de dezembro, porém, a quantia liberada pelo governo decepcionou.

Auxílio-Gás volta a ser pago com valor ABAIXO do esperado pelos beneficiários
Auxílio-Gás volta a ser pago com valor ABAIXO do esperado pelos beneficiários (Imagem: FDR)

É possível perceber que diferente do Bolsa Família, o Auxílio-Gás não ganhou tanta força no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número de contemplados não subiu ao longo dos meses, ao contrário disso, alguns cadastrados foram cortados. O valor repassado também decepciona.

Valor do Auxílio-Gás em dezembro

O valor do Auxílio-Gás em dezembro, assim como em todos os outros meses, foi calculado com base em uma pesquisa feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). É realizada a apuração do preço do botijão de gás de 13 kg em todo país, e tirada a média em que se encontra o valor nacional.

Quando o programa foi criado ele tinha como intuito repassar para as famílias 50% da média nacional cobrada pelo produto. Em 2023, porém, foi estabelecido por lei que a quantia a ser paga deve ser de 100% dessa média. Com isso, o valor calculado para dezembro foi de:

Como esta é uma média, podem haver regiões em que o preço do botijão de cozinha é maior que R$ 104. E em outras, a quantia paga no programa ainda está acima do valor dos fornecedores. Ou seja, tudo vai depender da região em que mora.

O pagamento é feito no Caixa Tem, e contempla quem está no Cadastro Único e tem renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa. O Auxílio-Gás já chegou a pagar R$ 110, mas nunca ficou tão acima deste valor.

Calendário do Auxílio-Gás em dezembro

Neste mês, o pagamento do Auxílio-Gás termina antes do final do mês, a ideia é que a quantia possa ser usada para as festas de final de ano. As transferências acontecerão nesta ordem:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile