Embora o pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) aconteça pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não são liberados benefícios além do salário. Por isso, no final do ano essas pessoas não terão acesso ao 13º pagamento. Mas, receberam recentemente uma chance de renda extra.
O pagamento do BPC é assistencial, e não previdenciário. Isso significa que não há exigência de contribuição para pessoa com deficiência ou idoso para que eles tenham acesso ao benefício. Logo, esses beneficiários também não têm direito ao 13º pagamento, e não deixam pensão por morte aos dependentes.
Titular do BPC ganha direito a renda extra
Em setembro deste ano os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), tomaram uma decisão inédita envolvendo o BPC. Isso porque, aprovaram a liberação de empréstimo consignado para os beneficiários. Com isso, essas pessoas poderão solicitar no banco crédito pessoal.
Para pagamento do empréstimo haverá desconto no benefício, respeitando a seguinte margem consignável:
- 30% para uso com empréstimo pessoal;
- 5% para uso com cartão de crédito, quando a fatura entra no consignado;
- Taxa de juros igual ao de aposentados e pensionistas, com limite de 1,8% ao mês;
- Pagamento em até 84 meses.
O STF entendeu que é constitucional liberar consignado com desconto em benefício social. Mas é muito importante que o titular deste salário esteja ciente de que todos os meses vai haver redução de 30% no seu benefício, passando de R$ 1.320 para R$ 924.
Onde pedir empréstimo consignado do BPC?
Quem pretende conseguir uma grana extra neste final de ano, contando com as condições de empréstimo consignado do BPC, deve procurar um banco. Há financeiras que também ofertam este mesmo serviço, mas é interessante encontrar a instituição que oferece a melhor taxa de juros.
Os principais bancos onde pode haver a contratação do crédito são:
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Bradesco;
- Santander;
- C6 Bank;
- PicPay;
- Banco Mercantil.