Tem novidade envolvendo o PIX programada para o ano de 2024. O PIX automático chegará para ajudar no pagamento de contas recorrentes. A ideia é facilitar a vida do brasileiro. De acordo com a decisão do Fórum PIX, o lançamento acontecerá em outubro de 2024.
A implementação do PIX automático, inicialmente planejada para abril do próximo ano, foi adiada em seis meses. A decisão foi influenciada pela complexidade do novo produto, sendo necessário desenvolver o papel de cada participante e definir as estratégias comerciais das instituições financeiras.
Desenvolvimento do PIX automático
A nova modalidade será impulsionado por meio da integração de tecnologias já presentes no PIX tradicional e no open finance, conforme acordado pelos membros do Fórum PIX.
Esse processo colaborativo envolverá não apenas instituições financeiras e de pagamento, mas também empresas de diversos setores e outros específicos na criação desse mecanismo.
Previsto para ser lançado em outubro de 2024, o PIX será sucedido por uma agenda de estudos pelo Banco Central.
Criação do PIX automático
O PIX automático está previsto na gestão do sistema de pagamento instantâneo, divulgado no início deste mês de setembro pelo Banco Central. A novidade gera grandes expectativas pela possibilidade de agendar as transações financeiras.
Considerando o avanço dos estudos, a implementação do PIX automático deve acontecer a qualquer momento. Na visão dos especialistas, o objetivo do BC é ampliar cada vez mais o acesso da população brasileira aos serviços bancários.
Acredita-se que a novidade deva ser utilizada por concessionárias e empresas que oferecem produtos ou serviços com pagamentos recorrentes. Alguns exemplos são as instituições de ensino, academias e serviços de streaming.
Programação do PIX automático
O diferencial da nova modalidade é a possibilidade de programar um PIX para pagamento de despesas fixas, como água, luz, internet, etc. Desta forma, o consumidor poderá pré-agendar o pagamento de faturas, por exemplo.