Compras no cartão de crédito ou no débito: qual é a melhor opção?

O cartão de crédito ou débito continuam sendo alguns dos principais meios de pagamento usado no Brasil. Atualmente eles ficam atrás apenas no PIX, que se espalhou desde que foi criado. Entenda se as compras no cartão de crédito ou no débito tem diferenças e qual é a melhor opção.

Compra no cartão crédito ou no débito qual é a melhor?
Compra no cartão crédito ou no débito qual é a melhor?(Imagem: FDR)

Tanto o cartão de crédito, quanto o de débito e o PIX conquistaram o coração dos brasileiros pela facilidade de uso. Afinal, com eles não é necessário sacar dinheiro, mas, é possível fazer compras em praticamente todos os locais.

Inclusive, dados de maio desse ano apontam que houve um crescimento de 4% nas transações feitas em débito em conta e 2% no uso do cartão de crédito, segundo o Banco Central.

Essas duas modalidades de pagamento têm algumas características específicas que você deve considerar na hora de realizar suas compras.

Funcionamento do cartão de débito

  • O cartão de débito está sempre conectado a uma conta corrente ou poupança.
  • Por isso, para utilizá-lo é necessário ter dinheiro em conta.
  • Além disso, a compra deve ter um valor abaixo do que você tem disponível na conta, caso contrário ela será recusada.
  • Ou em algumas instituições a compra poderá ser aprovada, mas o saldo ficará negativo. Nesse caso quando for depositado algum valor, o restante será descontado.

Funcionamento do cartão de crédito

  • No cartão de crédito, não é necessário ter saldo em conta e sim limite disponível
  • Esse limite varia de acordo com o cliente e considera, por exemplo, se você paga as faturas em dia.
  • Também é possível pedir ao responsável pelo cartão um aumento do limite, algumas bandeiras, por exemplo, oferecem limites aprovados rapidamente.

Compras no cartão de crédito ou débito?

  • Ao utilizar o cartão na função débito você terá uma redução no valor disponível na sua conta, seja ela corrente ou poupança, mas, não precisa pagar a compra depois.
  • No cartão de crédito você assume uma dívida, que inclusive poderá ter aplicação de juros.
  • Por outro lado, as compras no cartão oferecem a vantagem dos clubes de descontos ou acúmulo de pontos que podem ser trocados por milhas.

No geral, o ideal é se planejar financeiramente para não ficar muito endividado, principal com um novo ano se aproximando; veja dicas para organizar sua vida financeira.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.