A possibilidade de se tornar um Microempreededor Individual (MEI) é um caminho escolhido por muitos brasileiros. No entanto, antes de entrar no processo, é preciso estar ciente da lista de atividades excluídas do Simples Nacional. O documento, diga-se, foi atualizado recentemente. Confira mudanças.
Ser um microempreendedor individual ajuda os empreendedores a terem acesso a diversos serviços, incluindo os previdenciários, veja quais. Atualmente 13,2 milhões de pessoas atuam nessa categoria. A expectativa é de que o número de MEI em 2024 aumente, mesmo com algumas atividades excluídas.
Atividades excluídas do MEI em 2024
- Adestrador de aves/animais;
- Alinhador de pneus;
- Aplicador agrícola;
- Arquivista (de documentos);
- Balanceador (de pneus);
- Banhista de animais (domésticos);
- Coletor de resíduos;
- Comerciantes de fogos de artifício, de modo geral;
- Comerciante de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo);
- Comerciantes que vendam medicamentos veterinários, produtos farmacêuticos homeopáticos e produtos sem manipulação de fórmulas;
- Contador (e técnico contábil);
- Coveiro;
- Dedetizador;
- Editor (de jornais);
- Fabricante de absorventes;
- Fabricante de águas (naturais), desinfetantes, produtos de limpeza, perfumaria, higiene pessoal, detergentes e sabões.
- Vale lembrar que se você atua em alguma dessas atividades poderá conferir a lista atualizada para saber para qual migrar e permanecer como MIE em 2024.
Como se tornar um MEI?
Só de janeiro a agosto desse ano foram abertas 2.716.269 milhões de novas empresas, totalizando 21,8 milhões de empresas ativas no país. Desse total, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.
Recentemente o formulário de formalização como microempreendedor individual foi simplificado pelo governo, saiba mais. Para se formalizar, siga os passos:
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Selecione o tema “Quero Ser”;
- Acesse o card “Formaliza-se”;
- Faça o login com os dados da sua conta gov.br;
- Preencha o formulário de inscrição de MEI;
- Assinale as declarações.