Poupança para estudantes do Ensino Médio é criada beneficiando grupo exclusivo

Na terça-feira (28) foi editada uma Medida Provisória (MP) que cria a poupança para estudantes do Ensino Médio. O benefício é inédito e acompanha a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de incentivar que os jovens permaneçam na escola, principalmente os que vivem de baixa renda.

Poupança para estudantes do Ensino Médio é criada beneficiando grupo exclusivo
Poupança para estudantes do Ensino Médio é criada beneficiando grupo exclusivo (Imagem: FDR)

A ideia de criar uma poupança para estudantes do Ensino Médio foi levantada no plano de governo de Simone Tebet, no ano passado, quando a atual ministra do Planejamento se candidatou para presidência da República. O objetivo é combater o abandono escolar, e incentivar a permanência nas escolas.

Quem terá direito a poupança para estudantes do Ensino Médio?

A medida provisória foi assinada pelo presidente Lula e pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Ainda deve ser assinado e publicado um ato complementar vindo dos ministérios da Educação e Fazendo definindo o investimento no programa.

De acordo com as informações que já foram repassadas, terão direito de acessar a poupança para estudantes do Ensino Médio os alunos que seguirem os seguintes critérios:

Valor da poupança para estudantes do Ensino Médio

O valor definitivo da poupança para estudantes do Ensino Médio ainda não foi divulgado. A ideia é que o governo federal libere R$ 20 bilhões em um fundo para garantir os pagamentos.

Até o momento, as informações compartilhadas informam que:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile