Bolsa Poupança! Conheça o NOVO projeto do governo destinado aos estudantes

O governo está concentrando esforços para tentar combater a evasão escolar, que acontece quando jovens deixam de frequentar a escola. Um novo projeto está sendo criado e os já existentes estão sendo reforçados. Veja os detalhes.

Bolsa Poupança! Conheça o NOVO projeto do governo destinado aos estudantes
Bolsa Poupança! Conheça o NOVO projeto do governo destinado aos estudantes

Na última terça, 5, Camilo Santana, ministro da Educação, comunicou que será feito um reajuste de 16% nos valores voltados ao programa nacional de transporte escolar neste ano. 

A novidade foi revelada no programa semanal “Conversa com o Presidente”, exibido pelo Canal Gov, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsa Poupança pensada pelo governo para estudantes 

O governo está planejando atualmente a criação da Bolsa Poupança que beneficiará alunos do ensino médio.

O objetivo da idéia é estimular os jovens a permanecerem na escola e assim evitar o abandono dos estudos. O projeto vai ser encaminhado para o Congresso Nacional.

Esta bolsa seria um incentivo para que os jovens não abandonem a escola. Atualmente, 13% dos jovens que estão no primeiro ano do ensino médio abandonaram os estudos.

Também é planejado pelo Ministério da Educação (MEC) universalizar a bolsa de assistência estudantil, a levando para o público indígenas e quilombolas que entram no ensino superior. Isto está sendo planejado para o ano que vem.

Demais ações para os estudantes 

Sobre o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar, o reajuste de 16% responde por um montante de cerca de R$100 milhões a mais no orçamento do transporte. Isto vai beneficiar 4,6 milhões de crianças que residem em áreas rurais. Os repasses já começaram.

Este programa oferta assistência técnica e financeira suplementar para estados, municípios e para o Distrito Federal.

Os recursos do programa podem ser empregados em gastos como seguros, licenciamentos, serviços de mecânica, compra de equipamentos, combustível, lubrificantes e recuperação dos veículos ou embarcações usados no transporte de alunos.

Também foi assegurado pelo governo a compra de ônibus novos no âmbito do eixo educação do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De início, é projetada a aquisição de 3 mil novos veículos. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação está preparando um edital para comprar mais 16 mil.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.