Estudantes do Ensino Médio se beneficam com auxílio INÉDITO autorizado por Lula

Um novo auxílio para estudantes do ensino médio deve ser anunciado na próxima semana. Foi o que afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua live semanal, na última terça-feira. O projeto foi idealizado pela então candidata Simone Tebet nas eleições de 2022. Entenda.

Estudantes do Ensino Médio se beneficam com auxílio INÉDITO autorizado por Lula
Estudantes do Ensino Médio se beneficam com auxílio INÉDITO autorizado por Lula. Imagem: FDR

A iniciativa consiste em uma espécie de poupança para os alunos. O objetivo da ideia é incentivar os alunos a continuar na escola até o final do ciclo. Logo, a medida teria como propósito, também, reduzir os números de evasão escolar.

Novo benefício para estudantes do ensino médio

O bolsa-poupança está em sua reta final de elaboração e algumas informações já podem ser conferidas. Entenda detalhes abaixo:

  • O bolsa-poupança será destinado aos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino;
  • O novo benefício deve ser pago apenas em 2024;
  • O orçamento é um grande entrave para o benefício sair do papel;
  • A ideia inicial é fazer pagamentos mensais, como uma mesada, e depósitos que só poderão ser sacados após a conclusão dessa etapa;
  • Atualmente o governo federal já concede bolsa-permanência aos estudantes do ensino superior.

Demais ações para os estudantes

Sobre o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar, o reajuste de 16% responde por um montante de cerca de R$100 milhões a mais no orçamento do transporte. Isto vai beneficiar 4,6 milhões de crianças que residem em áreas rurais.

Os recursos do programa podem ser empregados em gastos como seguros, licenciamentos, serviços de mecânica, compra de equipamentos, combustível, lubrificantes e recuperação dos veículos.

Também foi assegurado pelo governo a compra de ônibus novos no âmbito do eixo educação do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De início, é projetada a aquisição de 3 mil novos veículos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].