Quem tem direito a CNH grátis? Descubra como emitir a sua

O sonho de muitas pessoas é conseguir a sua habilitação como motorista de forma gratuita, mas nem sempre isso é possível. O valor para emissão da carteira pode ultrapassar R$ 1 mil em algumas regiões. Descubra como ter direito a CNH grátis, e em quais estados o programa social está disponível.

Quem tem direito a CNH grátis? Descubra como emitir a sua
Quem tem direito a CNH grátis? Descubra como emitir a sua (Imagem: FDR)

Não são todos os estados do país que liberam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de forma gratuita. O programa é estadual, ou seja, depende da legislação do governo do estado e por isso não é oferecido em todo país. Para conseguir o benefício ainda é preciso cumprir com alguns requisitos.

Onde emitir a CNH grátis?

Um dos primeiros passos para conseguir emitir a CNH grátis é morar no estado em que há programa disponível. A seleção é feita pelo DETRAN (Departamento de Trânsito), assim como o processo de inscrições e a oferta de vagas.

Atualmente é preciso se inscrever quando há disponibilidade do programa nos seguintes estados:

Quem tem direito a CNH grátis?

No programa da CNH grátis, com nome diferente dependendo da região, todo o processo para emissão da habilitação é feito gratuitamente. Incluindo o envio dos documentos para primeira via, as aulas teóricas e práticas, depois a prova de aptidão.

Em alguns estados também há gratuidade para reprova, ou seja, caso não consiga aprovação na primeira prova o condutor consegue refazer o exame. Para se inscrever é preciso:

Como emitir a CNH gratuita?

Para se inscrever no programa e conseguir a emissão da CNH grátis basta:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile