FIM do trabalho aos domingos e feriados! Entenda a mudança anunciada por Lula

Uma regulamentação do Ministério do Trabalho publicada na última semana dificulta o trabalho aos domingos e feriados. É que o texto indica que a prestação de serviços nestes dias que hoje acontece em um acordo individual, deverá ser mais burocrático. Agora, o governo federal está sendo pressionado a mudar.

FIM do trabalho aos domingos e feriados! Entenda a mudança anunciada por Lula
FIM do trabalho aos domingos e feriados! Entenda a mudança anunciada por Lula (Imagem: FDR)

A mudança na jornada de trabalho aos domingos e feriados foi publicada no dia 14 de novembro. Desde então, associações e representantes do comércio estão cobrando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que essa portaria não tenha efeito. A ideia é que as regras tenham início a partir de janeiro de 2024.

O que muda no trabalho aos domingos e feriados?

De acordo com o texto que constou no Diário Oficial da União, foi revogada uma norma de 2021 que permitia o trabalho aos domingos e feriados por meio de um acordo individual. Para entender melhor visualize:

Quem será impactado com a nova jornada de trabalho?

A medida que altera o trabalho aos domingos e feriados vale para quem atua em 13 dos 28 segmentos do setor de comércio e serviços, como:

Líderes da Câmara dos Deputados irão pedir ao presidente Arthur Lira (PP-AL) prioridade na tramitação e votação do projeto de decreto legislativo que suspende a portaria do Ministério do TrabalhoPara os empreendedores a decisão dificulta o trabalho, vai atingir a geração de empregos e a economia.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile