Regra de trabalho aos domingos e feriados é MODIFICADA surpeendendo brasileiros

Existem classes de trabalho que exercem a sua profissão independente de feriados e domingos. Porém, uma nova regra de trabalho acaba de ser estabelecida pelo governo federal e isto deve influenciar diretamente no horário de trabalho para milhões de brasileiros. Confira a informação com detalhes.

MEI tem direito ao auxílio-doença; saiba como solicitar
Regra de trabalho aos domingos e feriados é MODIFICADA surpeendendo brasileiros (Imagem: FDR)

Com a nova regra de trabalho aplicada pelo ministério do trabalho, comerciantes poderão atuar em feriados somente após previsão feita em convenção da categoria. Ou seja, é preciso que todos os empregados sejam avisados com bastante antecedência se foram, de fato, atuar em algum feriado nacional.

No caso de domingos, que costuma ser o dia em que grandes lojas estão fechadas, não haverá necessidade de convenção ou reunião prévia. Basta que haja um comunicado formal por parte do empregado e empregador. Com ambas as partes aprovando o horário, ele poderá ser seguido sem mais problemas.

Como esta nova regra de trabalho influencia no dia a dia do trabalhador?

Para os cidadãos que normalmente exercem a sua profissão no final de semana, não terão grandes mudanças. Porém, isto trará a possibilidade de alterações em escalas, por exemplo, por parte dos empregados. Desta forma, o governo federal apresenta um poder maior de decisão para os cidadãos que estão na ponta.

Esta é apenas uma das grandes mudanças que vem sendo aplicadas pelo ministério do trabalho até o momento. Esta alteração afeta principalmente a grande massa dos brasileiros que exerce a sua profissão de maneira informal.

Como é o caso dos Microempreendedores Individuais (MEI). Porém, os formais também estão passando por adaptações. No caso daqueles que possuem a sua carteira de trabalho assinada e seguem o regime CLT, uma novidade está por vir envolvendo o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Clique aqui e saiba mais sobre o FGTS Digital

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].