Consulta ao saldo do FGTS ganha formato mais eficiente para o trabalhador

Alguns trabalhadores não estão preocupados em fazer a consulta ao saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Mas acompanhar os valores depositados é uma forma de fiscalização e auxilia no momento em que o saque da quantia acumulada for necessária. Descubra como fazer.

Consulta ao saldo do FGTS ganha formato mais eficiente para o trabalhador
Consulta ao saldo do FGTS ganha formato mais eficiente para o trabalhador (Imagem FDR)

Todos os meses há depósito de 8% do valor equivalente ao salário bruto do trabalhador na conta do Fundo de Garantia, alimentando o saldo do FGTS. Essa “poupança forçada” poderá ser usada pelo trabalhador em situações específicas, há pelo menos 12 formas diferentes de que sejam feitos o saque.

Como consultar o saldo do FGTS online

Uma das grandes facilidades que a Caixa Econômica tem liberado de maneira online é a consulta ao saldo do FGTS. Além de verificar a quantia atual, o trabalhador ainda tem acesso ao que é chamado de extrato, funciona como um extrato bancário e indica quais foram os últimos depósitos e os valores.

Dessa forma pode acompanhar a quantia que está disponível, o quanto já foi pago ao longo do tempo de serviço, e principalmente se a empresa tem feito os depósitos de maneira correta. Existe a opção de verificar a quantia atual, ou consultar o extrato de depósitos dos contratos antigos, ou seja, empregos anteriores.

Veja como consultar seu saldo:

Como fazer saque online do FGTS

Outra função disponível online é conseguir sacar o saldo do FGTS sem precisar comparecer até uma agência da Caixa Econômica. Para isso será preciso indicar uma conta onde o dinheiro será transferido no prazo de cinco dias úteis. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile