Consulta ao saldo do FGTS ganha formato mais eficiente para o trabalhador

Alguns trabalhadores não estão preocupados em fazer a consulta ao saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Mas acompanhar os valores depositados é uma forma de fiscalização e auxilia no momento em que o saque da quantia acumulada for necessária. Descubra como fazer.

Consulta ao saldo do FGTS ganha formato mais eficiente para o trabalhador
Consulta ao saldo do FGTS ganha formato mais eficiente para o trabalhador (Imagem FDR)

Todos os meses há depósito de 8% do valor equivalente ao salário bruto do trabalhador na conta do Fundo de Garantia, alimentando o saldo do FGTS. Essa “poupança forçada” poderá ser usada pelo trabalhador em situações específicas, há pelo menos 12 formas diferentes de que sejam feitos o saque.

Como consultar o saldo do FGTS online

Uma das grandes facilidades que a Caixa Econômica tem liberado de maneira online é a consulta ao saldo do FGTS. Além de verificar a quantia atual, o trabalhador ainda tem acesso ao que é chamado de extrato, funciona como um extrato bancário e indica quais foram os últimos depósitos e os valores.

Dessa forma pode acompanhar a quantia que está disponível, o quanto já foi pago ao longo do tempo de serviço, e principalmente se a empresa tem feito os depósitos de maneira correta. Existe a opção de verificar a quantia atual, ou consultar o extrato de depósitos dos contratos antigos, ou seja, empregos anteriores.

Veja como consultar seu saldo:

  • Acesse o App do FGTS e faça login;
  • Na primeira página já fica disponível um card com a informação sobre o último depósito;
  • Clique em “Meu FGTS” e selecione “Consultar saldo”;
  • Será liberado o saldo disponível atualmente. Clique no contrato de trabalho atual, ou no contrato antigo para consultar o extrato;
  • Será liberado o saldo e os depósitos.

Como fazer saque online do FGTS

Outra função disponível online é conseguir sacar o saldo do FGTS sem precisar comparecer até uma agência da Caixa Econômica. Para isso será preciso indicar uma conta onde o dinheiro será transferido no prazo de cinco dias úteis. 

  • Acesse o App FGTS e faça login;
  • Selecione “Meus saques” e escolha o tipo de saque, ou clique em “Outras opções” para escolher a desejada;
  • Anexe os documentos necessários caso seja preciso;
  • Cadastre sua conta bancária e confirme.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]