FGTS libera 3 NOVAS modalidades de saque; veja se vocĂȘ tem direito

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Ă© um dos benefĂ­cios mais conhecidos entre os brasileiros. Principalmente pelos cidadĂŁos que exercem a sua profissĂŁo formalmente. PorĂ©m, nĂŁo sĂŁo todas as pessoas que conhecem as trĂȘs novas modalidades de saque do programa; veja quais sĂŁo abaixo.

Saque-aniversĂĄrio do FGTS Ă© ANTECIPADO nos pacotes de viagens na CVC
FGTS libera 3 NOVAS modalidades de saque; veja se vocĂȘ tem direito (Imagem: FDR)

O FGTS pode passar por novas mudanças em breve. Isto porque foram apresentados trĂȘs novos projetos de lei para que o Fundo de Garantia ganhe condiçÔes que favoreçam os brasileiros em situaçÔes especĂ­ficas. PorĂ©m, para que haja a aprovação, Ă© preciso que os trĂȘs projetos sejam votados.

Todos eles jĂĄ foram enviados ao Senado Federal e devem passar por uma anĂĄlise da casa em breve. Por enquanto, ainda nĂŁo hĂĄ confirmação sobre a adição de trĂȘs novas modalidades ao FGTS. No entanto, entenda melhor quais sĂŁo as propostas feitas e que podem ser aprovadas para o Fundo de Garantia:

Entenda o que deve mudar no FGTS

  • O Projeto de Lei n° 807/23 visa garantir a possibilidade de saque do FGTS para as mulheres que foram, infelizmente, vĂ­timas de um caso de violĂȘncia domĂ©stica. Desta forma conseguirĂŁo um amparo financeiro para ajudar Ă  sair de casa;
  • O Projeto de Lei n° 2679/22 visa que os cidadĂŁos consigam realizar o saque do saldo em conta do Fundo de Garantia para a compra de um carro novo. PorĂ©m, neste ano, o prĂłprio ministro do trabalho, Luiz Marinho (PT), se disse contra a ideia;
  • Por fim, o Projeto de Lei n° 1747/22 busca garantir que os cidadĂŁos que solicitarem a sua demissĂŁo do trabalho possam ter acesso ao saque do saldo em conta. Atualmente, apenas os cidadĂŁos que sĂŁo demitidos sem justa causa tem acesso ao valor.

Ainda não existe previsão sobre a data de votação destes projetos no Senado Federal. Portanto, as modalidades de saque em atividade no momento são:

  • Saque-RescisĂŁo;
  • Saque-AniversĂĄrio;
  • Saque-ExtraordinĂĄrio.