O saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve ganhar novas modalidades. Três, exatamente. O objetivo é facilitar a vida do beneficiário, que tem no Fundo, muitas vezes, o desafogo financeiro. Veja quais são as novidades e como utilizá-las.
Vale lembrar que a partir de janeiro já é possível resgatar parte do seu Fundo de Garantia dentro das regras do FGTS 2024. Hoje, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo gerenciamento das contas, permite 12 situações de saque do dinheiro que está sendo acumulado.
Veja detalhes das novas modalidades de saque do FGTS
Saque para trabalhadores que pedem demissão
O Projeto de Lei n° 1747/22 visa permitir que os trabalhadores que desejam sair de seus empregos possam acessar o saque do FGTS. A proposta é do deputado Laercio Oliveira e busca equilibrar as relações entre empregadores e empregados.
O deputado argumenta que não é justo que o trabalhador tenha que arcar com os custos da rescisão, privando-o do acesso imediato aos recursos do FGTS e do seguro-desemprego. Afinal, estes são benefícios conquistados por seu esforço no trabalho.
Saque do FGTS para aquisição de carro
A proposta do Projeto de Lei n° 2679/22 visa permitir que os trabalhadores possam sacar recursos do FGTS para comprar um veículo. Essa ideia foi apresentada pelo deputado Pedro Lucas Fernandes com o objetivo de permitir que os trabalhadores desfrutem de seus patrimônios.
Saque para mulheres vítimas de violência doméstica
O Projeto de Lei n° 807/23, apresentado pelo Senado Federal, propõe que as trabalhadoras que vivem situações de violência doméstica possam acessar o FGTS. Assim, obterão maior amparo financeiro, proporcionando-lhes estabilidade para tomar decisões.
As potenciais atualizações têm o potencial de impactar positivamente os brasileiros. Dessa forma, promovem mudanças nas regras que beneficiariam a classe trabalhadora e melhorariam sua qualidade de vida.
No entanto, é importante destacar que essas mudanças ainda estão em análise. As possíveis novidades estão em discussão no Congresso Nacional.