BPC pode ser convertido em auxílio-doença pelo INSS? Entenda a mudança

Por conta de possuírem o mesmo pagador, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o auxílio-doença se entrelaçam. Mas, são salários liberados para públicos diferentes. E por isso é muito importante que antes de solicita-lo no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o segurado esteja atento.

BPC pode ser convertido em auxílio-doença pelo INSS? Entenda a mudança
BPC pode ser convertido em auxílio-doença pelo INSS? Entenda a mudança (Imagem: FDR)

Antes de tentar a conversão do BPC em auxílio-doença pelo INSS, vale estar muito atento as regras de cada um dos benefícios para não acabar se prejudicando. A procura mais comum é pela troca do BPC em aposentadoria por invalidez, o que nem sempre é possível.

Quem tem direito ao pagamento do BPC?

O pagamento do BPC não é previdenciário, quer dizer, não exige que tenha sido feita contribuição ao INSS para a liberação do salário. Isso porque, o pagamento é social e serve para prestar assistência financeira aos que vivem em situação de baixa renda e necessitam de ajuda do poder público.

A liberação é feita mensalmente no valor de 1 salário mínimo, o que em 2023 representa R$ 1.320. O acesso ao benefício é liberado para:

Quem pode receber o auxílio-doença?

Em contra partida, o pagamento do auxílio-doença é liberado apenas para quem contribuiu para o INSS e por isso tem condição de segurado. Além disso é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

Ficam isentos da carência aqueles que sofrem qualquer tipo de acidente, doença profissional ou do trabalho

Pode transformar o BPC em auxílio-doença?

A transformação de BPC para o auxílio-doença não acontece automaticamente. Isso porque, o primeiro não exige contribuição previdenciária, enquanto o segundo tem essa obrigação. A mudança somente vai ocorrer se:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile