O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já bloqueou cerca de R$ 3,8 bilhões de verbas. Entre as possibiliades, o montante seria destinado ao pagamento do Auxílio Gás, por exemplo. Entenda o impacto do corte no benefício.
O bloqueio dos recursos por parte do governo ocorre quando há risco de descumprir as regras fiscais durante o ano. Isso pode paralisar ou atrasar ações do governo federal nas áreas afetadas.
O Auxílio Gás é fundamental para os cidadãos que estão passando por um momento de aperto financeiro. O benefício é destinado às famílias que estão vivendo em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Como solicitar o Auxílio-Gás?
Após análise, caso o cidadão verifique que está apto ao recebimento do valor em conta, que é de R$ 106,00, é preciso visitar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
É preciso visitar uma unidade da sua cidade com seu documento em mãos. A documentação não deve ser somente do titular, como de todos os membros do eixo familiar. Também será necessário um comprovante de residência.
Quem recebe o Auxílio Gás?
- O Governo Federal libera o benefício para famílias que estão inscritas no Cadastro Único;
- Um dos critérios utilizados é a renda per capita, que deve ser menor ou igual a meio salário-mínimo;
- Pagamento pode ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas, como o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- No entanto, como alguns estados também possuem o programa, beneficiário não poderá acumular os recursos oferecidos pelo Governo Federal e estadual;
- Inclusão no programa acontece de forma automática com base nas informações do CadÚnico;
- Por isso, é essencial que o responsável familiar mantenha as informações atualizadas;
- Beneficiário pode consultar online se foi incluído no programa;
- Para tal, ele deverá acessar o aplicativo do Bolsa Família, do Caixa Tem ou do Cadastro Único.