Consulta ao Cadastro Único: aprenda a acompanhar a análise do seu benefício

O Cadastro Único é a porta de entrada para os diversos benefícios oferecidos pelo governo federal. Desta forma, é uma das principais ferramentas para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade consigam uma renda. Veja abaixo como acompanhar a análise da solicitação do seu benefício.

Mudanças no CADÚNICO surpreendem beneficiários que se preocupam com seus pagamentos
Consulta ao Cadastro Único: aprenda a acompanhar a análise do seu benefício (Imagem: FDR)

Para obter acesso à benefícios como o Bolsa Família, o Programa Farmácia Popular, Auxílio-Gás e outros, é fundamental que o cidadão tenha a sua inscrição pronta no Cadastro Único. Nele, o beneficiário terá acesso às suas informações financeiras, assim como ele terá a possibilidade de solicitar um auxílio.

Para criar a sua conta no Cadastro Único, o governo federal disponibiliza unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Neste local, os brasileiros que estão vivendo em pobreza ou extrema pobreza poderão requerer os mais diversos benefícios cedidos pelo governo federal.

Veja quais são os documentos essenciais para conseguir realizar o seu registro. É fundamental lembrar que é preciso apresentar ao menos um destes documentos para cada membro da sua família:

  • Certidão de nascimento.
  • Certidão de casamento.
  • CPF.
  • Carteira de Identidade (RG).
  • Carteira de trabalho ou título de eleitor.
  • Comprovante de endereço; pode ser conta de água ou de luz.

Existe alguma forma de verificar os processos do Cadastro Único online?

Sim, o governo disponibiliza uma ferramenta que ajuda o cidadão na checagem da sua solicitação. Desta forma, não é preciso visitar o CRAS da sua cidade toda vez que tiver uma dúvida. Para ter acesso à plataforma criada pelo governo federal, basta que o cidadão clique aqui e entre com os seus dados.

Desta forma poderá solicitar alguns dos benefícios cedidos através do Cadastro Único. Veja alguns deles abaixo:

 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].