Regra de acúmulo dentro do BPC garante renda EXTRA aos titulares do INSS

A regra do acúmulo dentro do Benefício de Prestação Continuada (BPC) será alterada. Agora, uma renda extra está sendo garantida para os beneficiários do INSS e isto deve impactar diretamente na economia do país. Veja abaixo mais detalhes sobre a mudança e como isto pode mudar o seu ganho mensal.

BPC 2024: veja quais os critérios para se inscrever ou renovar o seu cadastro
Regra de acúmulo dentro do BPC garante renda EXTRA aos titulares do INSS (Imagem: FDR)

Agora, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser adicionado à outros auxílios cedidos pelo governo federal. Desta forma, os cidadãos que estão ligados ao programa Bolsa Família, por exemplo, poderão ser contemplados. Isto vai impactar diretamente na renda dos milhões de brasileiros inclusos em programas.

Anteriormente, o programa de auxílio cedido pelo INSS vetava que as pessoas inclusas na iniciativa conseguissem adicionar outros benefícios. Portanto, agora os auxiliados pelo órgão federal também poderão ser contemplados com mais valores. Resultando, então, no aumento de renda para os cidadãos.

Qual será o valor do BPC em 2024?

Muito se especula sobre o valor pago pelo INSS no ano que vem. Principalmente sobre o BPC, que atende milhões de pessoas. É importante lembrar que o auxílio utiliza o salário mínimo como base de pagamento. Ou seja, com o aumento previsto para ocorrer em janeiro de 2024, é possível que ele seja reajustado.

Portanto, a partir do ano que vem, o salário mínimo do país será de R$ 1.421. O que significa que os benefícios que utilizam o piso salarial também devem atingir este valor. Veja abaixo outros benefícios que também serão alterados devido ao aumento e reajuste aplicado a partir da Lei Orçamentária Anual para 2024.

O que deve mudar com o aumento do piso salarial?

Com o aumento do piso, programas cedidos pelo governo federal terão aumentos e reajustes aprovados. Veja abaixo alguns dos auxílios que devem sofrer alteração e seguirão o novo piso salarial do país:

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile