13º salário caí na conta nos próximos dias e trabalhador pode se surpreender

Em poucas semanas as empresas deverão incluir na conta dos seus funcionários o pagamento do 13º salário. Direito de todos aqueles que trabalham com carteira assinada, a parcela adicional também fica conhecida como abono de natal por sua proximidade com a data festiva. O valor deve surpreender os trabalhadores.

13º salário caí na conta nos próximos dias e trabalhador pode se surpreender
13º salário caí na conta nos próximos dias e trabalhador pode se surpreender (Imagem: FDR)

Todos aqueles que trabalharam por mais de 15 dias na empresa com carteira de trabalho assinada passam a ter direito ao 13º salário. O valor é depositado na conta do funcionário em novembro e em dezembro, o que pode surpreender alguns trabalhadores.

Diferente do que muitos imaginam não será pago de uma única vez toda a quantia que o cidadão tem direito. Por isso é muito importante saber calcular o décimo terceiro para não ser pego de surpresa. 

Quando o 13º salário será pago?

A empresa tem algumas opções quanto ao prazo de pagamento do 13º salário. As duas parcelas, porém, têm data limite para que sejam depositadas na conta do trabalhador e caso não sejam liberadas a empresa pode responder judicialmente pelo atraso.

  • 1ª parcela: entre 1º de fevereiro a 30 de novembro ou junto com o pagamento das férias;
  • 2ª parcela: até 20 de dezembro;
  • Parcela única: até 30 de novembro.

Como calcular o valor do 13º salário

Os valores das duas parcelas do 13º salário são diferentes. O maior depósito acontece no primeiro pagamento, ou seja, neste mês de novembro porque não há nenhum tipo de desconto.

  • 1ª parcela: pode ser usado como referência o último salário bruto, se por exemplo foi R$ 3 mil o pagamento da primeira parcela do 13º será de R$ 1,5 mil;
  • 2ª parcela: outros 50% do valor do salário bruto com desconto do Imposto de Renda, e da contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Quem tem pensão descontada em folha também deve considerar este valor.

O décimo terceiro salário proporcional, aquele pago por quem não trabalhou o ano inteiro deve ser calculado assim: divida o seu salário bruto por 12 e multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou.

Descubra valor do seu 13º salário

Ficou com dúvidas? Preencha a calculadora do FDR e descubra quanto vai receber.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com