APROVADO projeto para reduzir as filas do INSS; confira medidas

Avançou mais um passo no Senado Federal, o projeto de lei que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). Devido ao número alto de requerimentos que estão aguardando resposta, o governo propôs uma medida para reduzir as filas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

APROVADO projeto para reduzir as filas do INSS; confira medidas
APROVADO projeto para reduzir as filas do INSS; confira medidas (Imagem: FDR)

Uma das grandes “pedras no sapato” que a equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem tido que lidar neste ano é o aumento de pedidos previdenciários sem reposta. Em julho o governo federal enviou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) para reduzir as filas do INSS.

No entanto, a Medida tem prazo de validade de 90 dias e caso não fosse votada neste período perderia sua validade. Foi então que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sugeriu que o governo transformasse a MP em projeto de lei e prometeu antecipar a votação do texto.

Na última quarta-feira (1º) o PL foi aprovado no Senado Federal e já encaminhado para sanção do presidente Lula. Agora, basta a assinatura do presidente para que as medidas estabelecidas no programa comecem a valer.

Quais as propostas para reduzir as filas do INSS?

O texto que criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) propõe que as medidas durem 9 meses, mas pode haver prorrogação por mais 3 meses, totalizando 1 ano. A prioridade é atender processos administrativos cuja análise tenha superado 45 dias ou que tenham prazo judicial expirado.

Para isso, foram criadas os seguintes serviços:

Descubra tudo sobre as mudanças no INSS acessando este link. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile