Qual a diferença entre MEI e Simples Nacional? Veja o mais vantajoso para você

Pontos-chave
  • Simples Nacional inclui MEI e ouras empresas
  • MEI pode ter faturamento de até R$ 81 mil
  • Conheça as categorias inseridas no Simples Nacional

Diferença entre MEI e Simples Nacional envolve diversos aspectos. Como a tributação, contratação de funcionários, entre outros. Empreendedores devem se informar antes se formalizar o seu negócio. Entenda melhor!

Qual a diferença entre MEI e Simples Nacional? Veja o mais vantajoso para você
Qual a diferença entre MEI e Simples Nacional? Veja o mais vantajoso para você (Imagem: FDR)

É comum que o empreendedor tenha dúvidas no momento de formalizar o seu negócio. Afinal, qual o enquadramento da empresa? Qual a diferença entre MEI e Simples Nacional? Quais os tributos pagos em cada categoria?

Esses são alguns dos questionamentos dos empreendedores nesse momento de registrar a empresa.

O que é o Simples Nacional?

Ele é um sistema tributário de compartilhamento de arrecadação, de cobrança e de fiscalização. Ou seja, ele é o sistema em que as empresas estão inseridas, isso vale para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Para fazer parte do Simples Nacional é necessário atender aos seguintes requisitos:

MEIS COM DÍVIDAS TERÃO CNPJs CANCELADOS EM BREVE: VEJA COMO EVITAR ISSO!

Entre as características desse sistema estão:

Para saber como se inscrever no Simples Nacional, clique aqui.

Tipos de empresa do Simples Nacional

O que é MEI?

Por outro lado, o MEI é o microempreendedor individual, ou seja, aquele empreendedor que trabalha de forma individual. Ele está inserido no Simples Nacional. Para se enquadrar como MEI é necessário atender a alguns requisitos; são eles:

O que é ME?

A sigla se refere às microempresas, ou seja, as empresas que têm um faturamento anual até R$ 360 mil e até 19 funcionários.

Nesse caso, podem se enquadrar as empresas que possuem um único dono ou aquelas formadas por sociedade; nesse caso, a empresa pode se enquadrar em quatro categorias:

O que significa EPP?

Já as Empresas de Pequeno Porte (EPP) possuem um tratamento fiscal diferente. Nelas, os tributos variam de acordo com o faturamento empresarial. Se enquadram nessa categoria as empresas que:

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile