Como emitir o boleto DAS MEI?

O pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma das obrigações do MEI. Através dessa contribuição o microempreendedor individual tem acesso aos benefícios do INSS. Veja como é simples emitir o boleto.

FDR Responde: Como emitir o boleto DAS MEI?
FDR Responde: Como emitir o boleto DAS MEI? (Imagem: FDR)

Ao se tornar um microempreendedor individual (MEI) você terá a obrigação de pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional todos os meses. O DAS é a contribuição do profissional para a Previdência Social e ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

O pagamento desse documento deve ser feito mesmo que o MEI não tenha apresentado rendimentos durante aquele período; em caso de atrasos há incidência de uma multa de 2% ao mês.

Como emitir a DAS do MEI?

A emissão do documento é muito fácil e feita através do Portal do Empreendedor, basta seguir os passos abaixo:

O sistema permite que você emita vários documentos de vez e selecione a data de pagamento. No entanto, é importante lembrar que ao mudar a data de pagamento da DAS, o valor é recalculado e poderá sofrer alteração.

Você ainda pode escolher colocar o pagamento em débito automático, serviço disponível apenas para contas em alguns bancos; para fazer essa escolha leia o Manual do Débito Automático MEI.

Lembrando que a opção de débito automático deve ser feita até 10 dias antes do vencimento do documento.

DAS em atraso, o que fazer?

Se você tem muitos pagamentos em atraso, pode optar por fazer o parcelamento do saldo devedor, o procedimento é feito pelo site do Simples Nacional. É possível dividir o saldo em até 60 vezes com parcelas mínimas de R$ 50; após fazer a contratação desse serviço é necessário manter os pagamentos em dia e não deixar atrasar três parcelas seguidas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.