Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem efetuar a prova de vida todos os anos se quiserem seguir tendo acesso ao direito. Por isso, é importante estar atento às datas de convocação, liberadas pelos canais oficiais do governo. Veja quando foi a chamada mais recente.
Segundo a rotina do INSS, a prova de vida deve ser feita uma vez a cada 12 meses. O calendário para realizar o procedimento pode variar de acordo com o banco que realiza os pagamentos.
Para que serve a prova de vida INSS?
Como instrumento de proteção à seguridade social, o INSS, tem como objetivo levar os recursos da previdência para a população que precisa e se enquadra nos requisitos para o recebimento.
Para isso, o INSS tem diversos procedimentos para garantir que os benefícios cheguem até aqueles que realmente precisam, evitando o enriquecimento ilícito de fraudadores e golpistas.
Entre os procedimentos adotados está a prova de vida INSS. Desde 2012, a previdência exige que os beneficiários compareçam a cada ano nas instituições bancárias onde recebem o salário mensalmente.
Como fazer a prova de vida de forma digital?
Além da prova de vida automática, feita pessoalmente, os aposentados e pensionistas podem fazer o processo de forma online. A maneira virtual vale da mesma forma: garante a realização e que o benefício não será cortado.
Abaixo, confira um passo a passo de como fazer:
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
- Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
- Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”
O passo a passo para agendar prova de vida domiciliar ou hospitalar pelo aplicativo ou site “Meu INSS“.