Aposentados e pensionistas do INSS são convocados para realização da PROVA DE VIDA

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem efetuar a prova de vida todos os anos se quiserem seguir tendo acesso ao direito. Por isso, é importante estar atento às datas de convocação, liberadas pelos canais oficiais do governo. Veja quando foi a chamada mais recente.

Aposentados e pensionistas do INSS são convocados para realização da PROVA DE VIDA
Aposentados e pensionistas do INSS são convocados para realização da PROVA DE VIDA. Imagem: FDR

Segundo a rotina do INSS, a prova de vida deve ser feita uma vez a cada 12 meses. O calendário para realizar o procedimento pode variar de acordo com o banco que realiza os pagamentos.

Para que serve a prova de vida INSS?

Como instrumento de proteção à seguridade social, o INSS, tem como objetivo levar os recursos da previdência para a população que precisa e se enquadra nos requisitos para o recebimento.

Para isso, o INSS tem diversos procedimentos para garantir que os benefícios cheguem até aqueles que realmente precisam, evitando o enriquecimento ilícito de fraudadores e golpistas.

Entre os procedimentos adotados está a prova de vida INSS. Desde 2012, a previdência exige que os beneficiários compareçam a cada ano nas instituições bancárias onde recebem o salário mensalmente.

Como fazer a prova de vida de forma digital?

Além da prova de vida automática, feita pessoalmente, os aposentados e pensionistas podem fazer o processo de forma online. A maneira virtual vale da mesma forma: garante a realização e que o benefício não será cortado.

Abaixo, confira um passo a passo de como fazer: 

  • Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
  • Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
  • Após logar no aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
  • Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
  • Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
  • Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
  • Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
  • Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”

O passo a passo para agendar prova de vida domiciliar ou hospitalar pelo aplicativo ou site “Meu INSS“.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].