INSS anuncia mutirão para cadastramento no BPC este final de semana; veja os horários

Se você é do Piauí, fique atento: o mutirão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pode estar sendo realizado na sua cidade. A ação acontece neste sábado (28) e domingo (29). Veja as cidades envolvidas e como participar. 

INSS anuncia mutirão para cadastramento no BPC este final de semana; veja os horários
INSS anuncia mutirão para cadastramento no BPC este final de semana; veja os horários. Imagem: FDR

O mutirão será proporcionado aos municípios de Teresina e Parnaíba. A ideia é acelerar a redução da fila de estoque de benefícios pendentes de avaliação social. As vagas serão agendadas pelo telefone 135 ou pelo site Meu INSS.

Mutirão do INSS em Teresina e Parnaíba

Na capital piauiense, serão ofertadas as perícias médicas, como parte do processo de reconhecimento de direitos no pedido do BPC/Loas e de benefícios por incapacidade. A previsão é que 390 atendimentos seram realizados. 

Já em Parnaíba, há pouco mais de 300 quilômetros, serão 90 avaliações sociais, destinadas a avaliar requerimentos de BPC. Lá, o mutirão será feito no centro da cidade.

Quem tem direito ao BPC 2023?

O primeiro passo para conseguir ter acesso ao BPC 2023 é fazer a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), sistema que identifica as famílias que vivem em estado de vulnerabilidade.

Mas, somente quem cumpre com os requisitos exigidos pelo BPC, é quem vai conseguir receber o salário. Sendo eles os que determinam o público alvo:

  • Idosos com mais de 65 anos com renda familiar per capita (por pessoa) de até um quarto do salário mínimo;
  • Pessoas de qualquer idade com deficiência de longo prazo, que comprovem limitações físicas, intelectuais, mentais ou motoras com impedimento de conviver plenamente em sociedade, exercendo atividades trabalhistas e de relacionamento interpessoal; também com renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo;
  • Pessoas com transtornos mentais e/ou graves e permanentes problemas de saúde, comprovados por laudo médico e perícia do INSS; com a renda familiar descrita.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e [email protected].