Estudo feito com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego leva em consideração os dados até agosto desse ano. Levantamento apontou dados chocantes sobre o mercado de trabalho. Entenda melhor o que isso significa.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez um levantamento sobre o mercado de trabalho. Os dados chocam, principalmente quem está se qualificando atualmente. O estudo considerou os dados do Ministério do Trabalho e Emprego dos últimos 12 meses, até agosto desse ano.
Levantamento sobre o mercado de trabalho
Parece que virou rotina os profissionais com ensino superior completo se candidatarem para as vagas de nível médio. Mas, a proporção que isso tem acontecido é surpreendente.
Após o fim da pandemia, o mercado de trabalho tem se recuperado, inclusive com a abertura de novos postos de trabalho para pessoas menos escolarizadas. Entenda melhor os resultados do levantamento:
- 96% das vagas de emprego formal abertas no período exigiam ensino médio completo ou incompleto;
- Foram registradas 1,5 milhão de carteiras assinadas, desse total 123,6 mil postos de ensino médio incompleto e 1,3 milhão para ensino médio completo;
- Também houve o fechamento de 511 postos de trabalho que exigiam mestrado e 655 de doutorado.
“Desde o início da recuperação da pandemia, a gente tem observado uma geração consistente do emprego formal do Brasil. A gente pode dizer que o começo dessa recuperação foi no segundo semestre de 2020″, comenta Fabio Bentes, economista da CNC e responsável pelo levantamento.
Veja abaixo os dados completos da pesquisa:
- Analfabeto = 5.210 vagas criadas;
- Até 5º incompleto = −4.993 postos de trabalho fechados;
- 5º ano completo Fundamental = −13.155 postos de trabalho fechados;
- Do 6º ao 9º Fundamental = 11.104 vagas criadas;
- Fundamental completo = 16.046 vagas criadas;
- Médio incompleto = 123.667 vagas criadas;
- Médio completo = 1.330.634 vagas criadas;
- Superior incompleto = 21.102 vagas criadas;
- Superior completo = 26.082 vagas criadas;
- Mestrado = −511 postos de trabalho fechados;
- Doutorado= −655 postos de trabalho fechados;
- Não classificados = 3.764 vagas criadas.