Beneficiários do Auxílio Brasil que tiveram seus dados vazados em 2022 poderão receber uma indenização de até R$ 15 mil. A medida acontece após uma determinação judicial que estabeleceu o valor de pagamento. A liberação do dinheiro deverá ser realizada pela Caixa Econômica.
O banco foi punido pelo vazamento de informações sobre os beneficiários do programa. O caso teria ocorrido em setembro de 2022. Dessa forma, quem recebia o Auxílio Brasil naquele período pode ter direito ao pagamento.
Como saber se vou receber a indenização do Auxílio Brasil?
A estimativa é de que cerca de 4 milhões de pessoas estejam aptas a receber os valores. Para saber se terá direito, o beneficiário do programa deve realizar uma consulta por meio do Instituto Sigilo, neste link.
- Após acessar o site, será preciso clicar na opção “Conferir se eu tenho direito”;
- Em seguida, é necessário informar os seguintes dados: CPF, nome completo, email e telefone;
- Clique nos dois itens apresentados pelo site e marque a opção não sou um robô;
- Aguarde a análise do Instituto;
- Caso esteja apto a receber a indenização, o site informará que o beneficiário está elegível.
De acordo com a condenação judicial, os beneficiários afetados tiveram diversos dados vazados e disponibilizados de forma ilegal para instituições financeiras. A investigação apontou a abertura no sigilo das seguintes informações:
- Endereço;
- Número de celular;
- Data de nascimento;
- Valor do benefício;
- NIS (Número de Identificação Social);
- CadSUS.
No entanto, vale lembrar que a ação só foi julgada em primeira instância. Dessa forma, a Caixa Econômica Federal ainda pode recorrer da decisão.
O banco já anunciou que irá tomar a medida. Por meio de nota, a instituição informou que “não identificou, em análise preliminar, vazamento de dados sob sua guarda“.
Assim, os beneficiários deverão aguardar até que todos os recursos sejam esgotados para receber o pagamento.
Saiba mais detalhes sobre a indenização do Auxílio Brasil neste link.